segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

BAIXA: BURACOS SEM FUNDO




 Começaram hoje, na Rua Ferreira Borges, “as obras de instalação de um novo posto de transformação e a melhoria da rede de distribuição subterrânea de electricidade em baixa tensão”. Segundo o jornal Campeão das Províncias, os trabalhos irão decorrer durante três semanas.
Recordo que as ruas da Baixa, e no caso em apreço das Ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, foram todas remodeladas no piso há uma dúzia de anos. Não é a primeira vez que escrevo isto, mas por qual a razão de, ao longo das artérias, não ser feita uma galeria, coberta com grade em ferro ou lajeado a pedra, por onde passariam tudo o que era de tubos e fios? Como por exemplo, canos de água, televisão por cabo, fios de comunicações em geral, gás e tudo o que dissesse respeito a infra-estruturas da cidade. Será que ninguém vê que, continuamente, se estão a desperdiçar recursos? E não é só, é sobretudo o transtorno que causa aos operadores comerciais e aos turistas que nos visitam.
Não deixa de ser curioso como é que os nossos ancestrais eram muito mais previdentes com futuros serviços básicos de cidade. Veja aqui as galerias subterrâneas do Porto.


Sem comentários: