terça-feira, 6 de abril de 2010

A COLUNA DO MARCO...



DESABAFOS...

Boa tarde Luís, escrevo-lhe apenas para dizer 2 ou 3 coisitas, são comentários avulsos e sem ligação, apenas desabafos de situações ocorridas comigo a semana que passou. Começo por contar uma conversa escutada num café, entre um fornecedor e o empregado ou proprietário do estabelecimento, isto ocorreu num restaurante em Santa Clara. Entra o vendedor e diz:«E o Benfica? Está imparável!, resposta da pessoa que está atrás do balcão: «Quero que o Benfica se foda! Deviam morrer todos!». Isto passou-se enquanto esperava pela minha bica, estive para sair na altura, mas apetecia-me mesmo um café. Estavam mais pessoas presentes, algumas senhoras e vários espanhóis. Escusado será dizer que este amigo nunca mais vai entrar naquele estabelecimento, sou benfiquista mas mesmo que não fosse acho que não são termos para utilizar num local público, além de que o interveniente não cumpriu a regra de ouro de quem atende clientes publicamente: não se fala nem assume cores “clubistícas” ou partidárias.



2º Desabafo: Vou contar o que se passou comigo no centro de saúde de Santa Clara, não por ter algo estranho ou surpreendente, mas apenas para mostrar o meu agrado. Fui a uma consulta de emergência (Sap), visto que tinha faltado ao trabalho por não me sentir muito bem há já dois dias. Atendeu-me uma médica (não me recordo do apelido), foi muito atenciosa, “ralhou” por não me ter dirigido ao centro mais cedo, logo aquando dos primeiros sintomas. Perguntei se poderia ir trabalhar medicado, disse-me para ficar em casa 3 dias e efectuar a medicação, passou-me uma baixa de 4 dias e afirmou que não se responsabilizava se fosse trabalhar. Atendeu-me, foi simpática e medicou-me. Ou seja, tudo normal, não é? Errado. Todas as minhas experiências como utente do centro de saúde de Santa Clara foram desagradáveis. Fui cerca de 4,5 vezes nos últimos anos à médica de família e nunca fui devidamente atendido, ou por diagnóstico deficiente ou falta de educação e simpatia. Esta médica ainda lá trabalha, não sei se é pessoal, visto que outros membros da minha família gostam da referida médica. Tentei mudar de médico mas como o processo é moroso e muito burocrático deixei de lá ir. Já não ia ao médico a alguns anos.
Resumindo, nem tudo está mau neste país. Deve-se salientar casos em que a situação melhora e eu senti na pele. Gostei da forma como fui atendido no centro de saúde de Santa Clara, tanto pela administrativa como pela médica.


3ºDesabafo: Ouvia dizer que a criminalidade estava a crescer na margem esquerda da cidade, e em Santa Clara nomeadamente. Na passada terça-feira e novamente de Quinta para Sexta-feira, fui pela 1ª vez na minha vida atingido por este flagelo dos nossos dias. Tinha o carro estacionado à porta de casa há alguns dias e retirei-lhe a bateria para a colocar à carga durante a noite (foi a minha sorte). Quarta de manhã quando ia para voltar a pôr a bateria no sítio, verifiquei que tinha a fechadura danificada bem como a pintura da porta e um pára-vento lateral partido, além do canhão de ignição do carro. Entraram na viatura, mas como não tinha a bateria não o conseguiram pôr a trabalhar. Dois dias depois, não contentes com os estragos efectuados, regressaram e retiraram todos os acessórios do interior do carro. Desde o cinzeiro, “manete” de mudanças, entradas da ventilação de ar, todos os interruptores e botões, etc. Destruíram todo o interior da viatura. O carro é velho é um Clio de 1990, mas era meu e estava pago, custou-me muito trabalho, andei a juntar dinheiro para o poder pagar, agora tenho uma carcaça que só para a sucata. Há duas semanas, o atingido foi o meu vizinho, roubaram-lhe um Fiat Uno que apareceu na zona de Cernache. Há um mês na mesma rua onde resido, e foram roubadas estas viaturas, apareceu um Rover também algo danificado, liguei à policia e fiz a informação. Tinha sido roubado em Trouxemil e abandonaram-no ali. Tudo isto acompanhado de furtos de combustível e outros.
Todos os residentes comentam e sabem quem são os autores. Foram apanhados em flagrante uma vez, além de que esta onda de furtos começou desde que estes indivíduos fixaram aqui residência. Antes de aqui morarem não ocorriam situações como estas. As pessoas estão a ficar fartas… comigo à cabeça. Tenho de fazer alguma coisa, mas o quê? Alguém me ajuda? É que fui à policia e a resposta que me deram é que já os conhecem e onde moravam anteriormente. Era a mesma coisa. Com base em desconfianças não podem fazer nada. Só em flagrante delito. Portanto, de todos os crimes que cometeram só aquele ocorrido nesta situação pode dar algum resultado. Isto está a ficar uma situação insustentável para os moradores. Verem o seu património delapidado, algumas pessoas bastante idosas e com dificuldades financeiras (esqueci-me de referir duas situações de roubo por esticão). Pode mesmo resultar em justiça com as próprias mãos, em justiça popular. Podem censurar-nos? É que estão a roubar-me à porta de casa e eu sei quem é, apenas não vi o flagrante. Estou mesmo farto! E não sei qual vai ser a minha reacção da próxima vez que me roubarem.
Abraço e desculpem o tempo tomado, é que precisava mesmo de desabafar.
Marco

Sem comentários: