sexta-feira, 16 de abril de 2010

A COLUNA DO JORGE...


(IMAGEM RETIRADA DA INTERNET)



Porque não voto Alegre!



Não querer Alegre, não significa que queira Cavaco. A crítica que aqui faço, é de que um político sem memória, não é um político, é um oportunista.
E Alegre, pelos vistos, está com muito pouca memória.
E contra factos não há argumentos, basta que se leia o que ele disse há pouco mais de 3 anos.
Mas também, como digo, não me surpreende, primeiro porque nunca nutri por ele qualquer tipo de admiração, já tinha discordado da forma como geriu a sua situação de deputado nos últimos anos, e... “las but not least”, ele é apenas mais um burguês com discurso de esquerda, porque fica bem! Em suma... É do PS!
A questão que aqui é abordada é interessante e fará parte da agenda noticiosa e da blogosfera durante muito tempo, admitindo que o seja em descontínuo.
Criticar Manuel Alegre não significa querer Cavaco Silva em Belém, antes vislumbrar aquilo que na anterior campanha presidencial muitos quiseram convenientemente esquecer.
Eu sei que a personagem por estas bandas nunca reuniu capital de simpatia, mas Manuel Alegre só chegou ao simbólico e mágico milhão de votos porque convenientemente vendeu a imagem de estar contra... José Sócrates! Mais nada. E, na altura, estar contra José Sócrates estava a dar e rendia.
Pessoalmente confesso e digo que este pode ser fraco (e é-o), mas Alegre não é muito melhor. Basta ver o comportamento que teve!
A Alegre, como a quase todos os referentes maiores da nossa cena política, o povo enfastia e é uma chatice; tolera-se quando precisamos dele e mais nada. O que se detesta em Sócrates, não se quer ver em Alegre porque nos deixamos embalar pelos propalados ventos de rebeldia dum poeta com voz de trovão... mais nada.
E neste momento quem pretende deixar a dita Esquerda sem alternativa a Cavaco é o próprio Alegre forçando os acontecimentos. Por aí não tenho nada a opor porquanto defendo que em política, naquela que é uma ciência despida de calculismos, quem quer, vai à luta. Agora, não se queira é acantonar toda a Esquerda em torno de uma candidatura que mais não visa que satisfazer um percurso e um ego!
E assim cai a máscara do poeta Alegre, tristemente, diga-se. A mim, no entanto, Alegra-me que mais uma vez, um dos fundadores do PS me venha dar, de novo, razão ao que sempre tenho afirmado sobre os "produtos" do Largo do Rato.
Foi, é e continuará a ser o partido dos oportunistas políticos, que não conhecem o termo “matriz ideológica”, e que conduziram, mais que quaisquer outros, Portugal ao seu estado actual.

Jorge Neves
Independente no Bloco de Esquerda
Assembleia Freguesia São Bartolomeu

6 comentários:

Anónimo disse...

A diferença entre uma democracia e uma ditadura consiste em que numa democracia se pode votar antes de obedecer as ordens". (Charles Bukowski)

Vítor Ramalho disse...

No BE existe gente que sabe o que diz, pelo menos neste particular,

Anónimo disse...

Estou de acordo com o Jorge,e mais alguns com exactamente a mesma opinião(literalmente,por exemplo o autor do blog chegateaqui),acerca da personagem Manuel Alegre.É mais um que se intitula de verdadeiro e genuíno socialista de esquerda(eu ainda não percebi bem o que é isto),mas com um defeito:julga-se o único,a podê-lo afirmar.Já enjoa o discurso repetitivo de fui um lutador contra a ditadura, estive exilado e preso, sou um fundador do PS, temos de virar á esquerda, etc.Não sei se é da idade, mas parece que engoliu um cd(lembra-me a k7 dos comunistas),por sinal este cd é muito parecido com a «música» da esquerda caviar.Isto para dizer o seguinte:imagine amigo Jorge(supondo que não surgem mais candidatos, além do «figurante» comunista) que na segunda volta teremos cavaco Silva e Manuel Alegre.Em quem o amigo «independente bloquista» votará?Sei que o voto é secreto,mas já afirmou, e criticou duramente,que Alegre não terá o seu voto.Se quiser dizer, estou curioso, porque é uma situação muito plausivel.Por mim posso dizer,tanto á primeira como á segunda,Cavaco terá o meu voto.A ideia de ter 1º ministro e P.R. de direita agrada-me, pois é um cenário inédito na nossa politica, visto que todos os outros já existentes, de algun modo fracassaram,porque não dar o beneficio da duvída?
Mudando um pouco o assunto,hoje acompanhei durante algum tempo o debate realizado na assembleia da republica.Não comentando os temas abordados, aquilo a que assisti foi a uma luta entre PCP,PS e BE para ver qual deles é de esquerda.Todos se acusam mutuamente de praticar politicas de direita,e degladiam para atingir o «pódio» de verdadeiro partido de esquerda.Querem ver que em Portugal só existem partidos de direita?Garcia Pereira e PCTP/MRPP para o parlamento,Já!(estou a brincar,já chega os que lá estão,até são demais,tanto de esquerda como de direita).
Já agora gostava de expressar a minha ideia acerca do Partido «Os verdes»:é justo um partido parasita, que não é mais do que um apêndice do PCP,gaste e use dinheiros e recursos publicos?É apenas uma manobra(com cobertura legal)dos comunistas para terem mais recursos financeiros nas eleições, e mais tempo de antena e espaço nos media,nos debates parlamentares,etc.Tudo isto pago com dinheiro dos contribuintes.Note-se que este partido é um grupo parlamentar,com as benesses que essa situação confere,como espaços para trabalhar e funcionários da assembleia atribuidos.
Abraço,Marco

Anónimo disse...

Controleiros
Não me levem a mal, mas eu não tenho capacidade para ler todos os comentários feitos, muito menos ando a recortar comentários daqui e dali e a emaranhá-los em busca de lógicas ocultas e conspirativas. Conheço pessoalmente alguns dos comentadores habituais e habituei-me a contactar em off com outros. Só isso.
Mas há quem se dê ao trabalho – dos dois (três? quatro?) lados da barricada – de fazer isso e depois tecer elaboradas teorias que, em on ou off me comunica para melhorar o meu desempenho (não falo de quem me aponta erros de facto ou de grafia, que esses são os meus anjos de guarda). Pior, há quem o faça para outros efeitos arquivísticos e analíticos.
O meu conselho a essas pessoas é: arranjem uma vida a sério, que esta passagem pela Terra dura muito pouco.
Já quanto a controleiros mais reais, de carne e osso, também já conheci alguns. Tenho tido sorte, quase sempre gente simpática e afável, a sondar-me e examinar-me em busca de sinais de não sei o quê. Acho que voltam com pouco que dizer, porque é mesmo verdade que há pouco para dizer. Faço isto por convicção e não por particular interesse. No dia em que isto deixar de me dar prazer, passo à fase seguinte.
Até lá, escreverei, darei espaço e apoio a quem eu bem entender.
Jorge Neves
Independente no Bloco de Esquerda
Assembleia Freguesia São Bartolomeu

Anónimo disse...

Bom dia Marco, tenho todo gosto em lhe afirmar que se ouver uma segunda volta entre Cavaco e Alegre, simplesmente irei votar nos dois, ou seja um voto nulo.
Em Alegre nunca,em Cavaco embora teha sido o 1ºMinistro que maior aumento me deu, não me revejo no estilo politico dele,gosto muito mais do Pedro P.Coelho, Cavaco tinha obrigação de ser muito mais "duro" e interventivo com este desgoverno do PS.Como sou apoiante de Fernando Nobre,não votarei em outro candidato qualquer.

Vítor Ramalho disse...

Como não sou nem de esquerda nem de direita, posso bem escolher quem eu entender.
Tenho otado nulo neste tipo de eleição, porque só oto em alguém que seja pela Pátria e pelo Povo. A Pátria é uma mulher o Socialismo o seu par.