quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

UM PEDIDO DE PUBLICAÇÃO

(IMAGEM DA WEB)






  No Diário de Coimbra de 18 de Novembro de 2010, pude ler uma notícia com o título: “Praxis não quer fechar mais cedo”. Trata-se de uma cervejaria situada numa zona habitacional, em Coimbra. Gostaria de tecer algumas considerações a respeito do que li.
Em primeiro lugar, quero enaltecer a posição do Sr. Provedor do Ambiente, que se pronunciou desfavoravelmente ao alargamento do horário de funcionamento para além das 24:00 horas. Entusiasmada com este facto, vou aproveitar para renovar o pedido de redução do horário de funcionamento dos bares da A.A.C. igualmente para as 24:00 horas. Não acredito que o funcionamento da cervejaria Praxis incomode mais os moradores do que os bares da A.A.C.. Por outro lado, sendo a lei igual para todos, tem que ter a mesma interpretação para circunstâncias idênticas. Digo idênticas, porque no meu caso, tenho a certeza que o incómodo é muito maior.
Em segundo lugar, quero transmitir aos moradores junto à cervejaria Praxis que estou com eles. Nesta cidade, desde que a coligação “Por Coimbra” assumiu os destinos da Câmara Municipal, talvez ninguém tenha sido mais vítima desta falta de respeito pelos direitos dos moradores do que eu. É com esse fardo no meu currículo que ofereço a minha solidariedade aos moradores que se opõem ao alargamento do horário de funcionamento da cervejaria Praxis.
Em terceiro lugar, inquieta-me o tom “ameaçador” do “explorador” do estabelecimento em causa. Ou o horário de funcionamento é alargado, ou existem fortes probabilidades de a cervejaria rumar a norte do país! Onde é que se enquadram os direitos dos moradores? Será que o “explorador” não tem consciência dos direitos dos moradores? Gostava de saber se o “explorador”, qualquer que ele seja, quando pensa em investir centenas de milhares de euros para adquirir ou construir uma habitação para ele e para a sua família, não coloca em primeiro lugar, ou nos primeiros lugares das suas prioridades, o repouso, o descanso e a tranquilidade. Tenho a certeza que os moradores nas proximidades da Praxis adoptaram as mesmas prioridades. Se, depois de adquirirem as suas habitações, um “explorador” lhes colocar à porta um estabelecimento destes, que é em potência um atentado aos seus direitos, o investimento feito sofre de imediato uma desvalorização. Todos os empresários afirmam peremptoriamente: sem estabilidade política, financeira, económica e social não há investimento. Ora, mutatis mutandis, quem investe na aquisição de uma habitação também tem direito a ver o seu investimento respeitado.
Em quarto lugar, inquieta-me ainda muito mais o facto de, poucos dias depois, ter lido uma notícia de um blogue, que me fizeram chegar e na qual se afirmava: “O Sexo e  a Cidade sabe que o jantar de Natal do PSD/Coimbra vai decorrer na Praxis. Foi o próprio presidente da concelhia que fez a reserva. É quase caso para dizer que há males que vêm por bem…”. Meus amigos moradores nas proximidades da Praxis, se a questão for politizada, como parece óbvio por estas palavras, que vai ser, ou já está, então garanto-lhes que vale tudo. Eu já estive numa reunião da Câmara Municipal, na qual me foi garantido que o horário de funcionamento do Bar da AAC iria ser reduzido para as 02:00 horas. Já estava o despacho assinado! Que escandalosa falta de palavra!
Para finalizar, os responsáveis governamentais estão apostados em aumentar a produtividade e incrementar as nossas exportações, como forma de resolver esta crise. Este PSD de Coimbra deve pretender aumentar a produtividade recorrendo aos bares, cafés e cervejarias e exportar os vómitos que frequentemente ornamentam a calçada junto às portas dos moradores. É de muito mau augúrio!

Maria Vitália dos Santos Ferreira
Coimbra

1 comentário:

Anónimo disse...

Com o devido respeito esta Sr(a), não tem razão no que escreve.E em relação ao Sr. PROVEDOR,entendo também não ter razão, isto porquê:
Foi efectuado um teste de ruido ao estabelecimento em causa e não ultrapassa o determinado na lei.
Depois das pessoas sairem do estabelecimento a coisa muda de figura, mas isso é da responsabilidade de cada um, até porque existe autoridade para actuar.
O sr. PROVEDOR, já se preocupou com o barulho até ás cinco da manhã durante a Queima das Fitas e outros festejos Académicos?

O Sr. PROVEDOR, já se preocupou com o barulho do Bar da Associação Académica ?

Afinal existem dois pesos e duas medidas na Cidade de Coimbra.
É bom saber que o projecto da Praxis, é um projecto de Coimbra,de um empresário de Coimbra. É por estas e por outras que não existe investimento em Coimbra e os empresários mudam-se para outros destinos. Será provávelmente o caso deste empresário.
Aliás ontem na Assembleia Municipal o Autarca de São Bartolomeu levantou esta questão, alertando o Sr. Presidente da Câmara para as dificuldades que estão a ser criadas ao empresário. E disse mais, que o mesmo anda a ser convidado por outras cidades para aí investir (Braga e Vila Nova de Gaia).
Aliás o Presidente da Junta de Sta. Clara, disse ter elaborado um inquérito aos moradores, cuja resposta é contra ao que aqui se escreve pela Sr(a) Dª Vitália.
Já agora e o ruído nos bares da Rua Corpo de Deus, Alta, Praça da Républica e outros locais.
Gostaria de conhecer os pareceres e intervenção do Sr. Provedor.
Fico-lhe grato por este esclarecimento.