sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

UM TEXTO SOBRE A BAIXA, DE SÉRGIO REIS




Boa Noite:

 À dias estive na sua loja, e troquei algumas palavras consigo sobre o problema do comércio na Baixa, que foi interrompida por uma chamada de telemóvel que recebeu.

Tendo ficado curioso por conhecer o seu blogue, assim que pude procurei-o na internet, e considerei-o bastante interessante. Dando-lhe desde já os parabéns pela sua utilidade.

Como sou um ANTI grandes espaços, por serem sítios que pouco dão à nossa cidade, para além da pobreza.
Como a Baixa precisa urgentemente de travar o seu declínio e trazer de novo as pessoas ao Centro Histórico, para passear e comprar, em detrimento dos grandes espaços, venho por este meio apresentar-lhe, resumidamente algumas da ideias para melhorar o comércio da Baixa, sendo algumas delas:

- Pressionar a Câmara Municipal, para que seja feito o referendo sobre a abertura dos hipermercados ao Domingo à tarde.

- Trabalhar com a Universidade e os diversos institutos superiores para a apresentação de estudos que comprovem os benefícios sociais e económicos da não abertura ao Domingo do comércio.

- Colocar em funcionamento generalizado o pagamento do parque de estacionamento da BragaParques, por parte dos comerciantes (quando o cliente compra na sua loja).

- Recrutar um especialista em gestão de espaços comerciais (exemplo, um responsável por um grande espaço), para que as iniciativas de promoção da Baixa possam ser de melhor qualidade e com uma promoção regional e não somente na zona e também para que possa influenciar empresas que estão nos grandes espaços a vir também para o Centro Histórico.

- Criar cursos de formação para os vendedores de loja.

- Elucidar Incentivar os comerciantes a informatizarem, remodelarem as suas lojas e a criar junto dos seus colaboradores formas salariais que desincentivem "o ter a barriga encostada ao balcão"

- Criar ou forçar a Câmara Municipal e ou Polícia de Segurança Pública a assegurar a segurança e não somente câmaras de videovigilância.
Como fiquei com a percepção da nossa pequena conversa, que depois confirmei no o seu blogue, de que o senhor faz parte do grupo que quer melhorar a nossa Baixa.

E como o senhor conhece esta zona monumental, os empresários e as organizações que estão ligadas ao comércio da Baixa, gostava de saber, na sua perspectiva, se é possível implementar estas medidas, principalmente motivar os empresários para isso.

Para mim o importante são os empresários, porque são eles que sentem na pele os problemas, ao contrário das organizações que por vezes vivem de dinheiros públicos (dinheiros de todos nós), mas que quem está à frente delas nem sempre tem a sensibilidade do quando esse dinheiro custa e não o utiliza da forma mais correcta.

E também porque quando soube da pretensão da Câmara Municipal de Coimbra querer fazer um referendo, enviei cartas ao Presidente da Câmara, ao Vice-Presidente (actual presidente), ao Presidente da Assembleia Municipal, ao Presidente da Agencia Promoção da Baixa de Coimbra e ao Presidente da ACIC, em que apresentava a minha perspectiva sobre o referendo e o que pensava que deveria ser feito para ganhar o fecho ao Domingo à tarde dos hipermercados. E até agora nenhuma das entidades se dignou sequer dizer que recebeu a carta.

Caso considere, que as minhas ideias podem ser úteis, e tenha algum do seu tempo disponível, agradecia que dissesse algo, para lhe poder apresentar mais pormenorizadamente as ideias expostas acima.

Desde já desejo-lhe um bom 2011.

Cumprimentos

Paulo Sérgio Reis

Sem comentários: