(FOI AQUI, NESTA PEQUENA COZINHA E COM ESTE PEQUENO FOGÃO, QUE TUDO ACONTECEU)
Cerca das 8 e pouco da manhã, a Rua Adelino Veiga foi abalada por uma violenta explosão e que teria sido ouvida em toda a Baixa da cidade. Tratou-se de uma fuga de gás no “Recolhimento do Paço do Conde” –instituição de solidariedade social de ajuda a idosos. A funcionar num antigo paço, com reminiscências no século XVI/XVII e que teria pertencido ao Conde e Marquês de Marialva, este edifício centenário teria sido doado exclusivamente para fins sociais. Numa primeira fase para ajuda às “mulheres da rua” e, provavelmente, no último século XX começou a ser utilizado para “internar” idosos de débeis condições financeiras. Neste momento tem 10 utentes. Embora funcione num prédio antigo, para além dos constantes melhoramentos, quem conhece, sente-se uma extrema limpeza e um grande cuidado com todos os idosos. Para além de instalações comuns, cada um tem seu quarto, com as suas coisas pessoais, e uma pequena cozinha distribuída unicamente aos seus afazeres gastronómicos. Apesar desta possibilidade de confeccionarem as suas próprias refeições, os utentes recebem diariamente o repasto pronto-a-comer.
Funciona com uma direcção onde terá ligações à Diocese de Coimbra. O seu bom trabalho, em prol dos mais necessitados é sobejamente reconhecido em todo o Centro Histórico da cidade.
Ao que parece, hoje de manhã, uma das idosas, ao riscar um fósforo para acender um pequeno fogão de campismo, assistido por uma pequena botija de gás, teria provocado por omissão uma pequena explosão. Tudo indica que um dos botões da pequena grelha teria ficado aberto durante a noite e, com esse facto, teria libertado e acumulado gases no interior da pequena divisão.
Felizmente foi maior o susto que a consequência. Embora duas idosas tenham sido transportadas ao hospital, para além de uma ter ficado com o cabelo chamuscado e a cara rosada pela força das chamas e outra ter-se ferido nos membros inferiores, para além do sobressalto, não foi muito grave. Quanto aos danos patrimoniais, para além de uma janela arrancada pela força da explosão, também não é nada de extravasar.
Ainda bem, digo eu! Ficamos todos contentes que tudo não passasse de um grande abalo sem grandes prejuízos pessoais e materiais.
Sem comentários:
Enviar um comentário