quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MAIA SECO ALMOÇOU COM OS COMERCIANTES (1)






Cerca de 50 comerciantes estiveram presentes no almoço com o candidato à Câmara de Coimbra, Álvaro Maia Seco, no Restaurante Paço do Conde no coração do centro histórico.
Acompanhado, à direita pelo antigo vereador de Manuel Machado, Jorge Lemos e Ferreira Nunes e à esquerda por Carlos Clemente e Fernanda Maças, actual vereadora do Partido Socialista na autarquia, o candidato, sem se comprometer muito lá foi respondendo às questões formuladas pelos representantes do comércio e outros comerciantes presentes.
Quem transpunha a entrada da sala, praticamente repleta, do restaurante viu bem a organização ao pormenor. No canto esquerdo um grande outdoor com o rosto do candidato, acompanhado da mensagem “Coimbra, ambicionar, planear, fazer” e um pequeno pódio com a mensagem “Álvaro Seco, Coimbra com ambição”, seguida do “logos” do PS.
Os convidados eram recebidos por Carlos Clemente, que aliás, foi ele que convidou os comerciantes a estarem presentes. Pela forma como o actual presidente da junta de São Bartolomeu se movimenta à volta de Álvaro Seco, e, para mais, aparecendo sentado à sua esquerda, tudo indica que se o candidato do PS ganhar a autarquia, Clemente, embora independente, irá subir na hierarquia socialista. Por lá, a supervisionar, Carlos Cidade, outrora vice de Machado e, agora, pelos vistos, também pronto a ocupar uma cadeira no pódio do poder rosa.
Depois do candidato Álvaro Seco cumprimentar com aperto de mão, um a um, todas as pessoas presentes no repasto, deu-se então início à refeição, que, por sinal, muito bem servida. Depois, até à 15H10, foi uma pequena interpelação com perguntas e respostas.
Foi notório, na forma de as pessoas se dirigirem e interrogarem o candidato sobre problemas sobre a Baixa, que todos o consideram um provável próximo presidente da Câmara de Coimbra.
Esse peso introspectivo, que se sente sem se ver, notou-se também por parte da imprensa. Por parte da Lusa estiveram presentes dois jornalistas, o Casimiro Simões e o Paulo Novais. Por parte do semanário Campeão das Províncias este presente o Luís Santos.
Apenas como dado comparativo, saliento que há dias, no mesmo restaurante, num almoço também para comerciantes promovido pelo candidato independente Pina Prata, não esteve presente nenhum órgão informativo. Se o facto deste repasto ter tido um custo de 15 euros poder explicar a não comparência dos homens de comércio, já não explica o desinteresse dos meios de informação. Apenas refiro este facto como um dado.

Sem comentários: