terça-feira, 3 de maio de 2011

DIRECÇÃO DA APBC ROMPE COM SÉRGIO REIS

(IMAGEM DE ARQUIVO)


 Conforme foi amplamente noticiado na imprensa local, e também aqui no blogue, no dia 16 do passado de Abril, no hotel Oslo, foi realizada uma reunião entre cerca de quatro dezenas de comerciantes para debater a situação actual do comércio na Baixa. Este encontro foi promovido por Sérgio Reis, que anteriormente enviara cerca de 400 cartas a comerciantes do Centro histórico a convidá-los a estarem presentes.
Neste ajuntamento, no final, e depois de quatro horas de exposições, ficou acertado que Sérgio Reis, conjuntamente com mais cinco comerciantes, iria apresentar tudo o que saiu daquele encontro à Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e todos juntos iriam à Câmara Municipal pugnar pelo melhor para o sector. Lembro que esteve nesta agregação do hotel Oslo o vereador do executivo municipal João Orvalho.

E O QUE É SE PASSOU A SEGUIR?

 Há cerca de uma semana, Sérgio Reis e mais alguns comerciantes reuniram na sede da APBC com Armindo Gaspar, presidente da agência, e Arménio Henriques, membro da direcção.
Segundo Sérgio Reis, “Embora o senhor Armindo tivesse dito que o assunto teria de ser levado a uma direcção da agência, com a conversa que tivemos pensei que tudo estava acertado e que havia disponibilidade de avançar. Na reunião, o senhor Armindo comprometeu-se a satisfazer o que estava agendado e a marcar uma reunião com o senhor vereador João Orvalho”.
Segundo Armindo Gaspar, “eu estive no hotel Oslo a título individual e enquanto comerciante. É verdade que depois disso fizemos uma reunião conjunta na nossa sede, mas eu deixei claro que iria levar o assunto a uma reunião da direcção da APBC. Eu e o Arménio Pratas estivemos neste encontro prévio a título particular”.

SÉRGIO REIS RECEBEU UM TELEFONEMA

 Ontem, segundo Sérgio Reis, “recebi um telefonema de Armindo Gaspar a comunicar-me que a direcção da APBC tinha outro entendimento e se desvinculava da ideia inicialmente traçada em anteprojecto. O senhor Armindo comunicou-me que enquanto comerciante estava solidário com o nosso programa. Disse-me também que logo a seguir eu iria receber um e-mail da agência a explicar melhor”.

E O QUE DIZIA O E-MAIL?

“Exmo. Senhor,

A  Direcção da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra considera  que o documento reivindicativo apresentado pelo grupo de comerciantes da Baixa de Coimbra , deverá ser entregue pelos mesmos, uma vez que a APBC  já fez chegar junto do presidente da Câmara Municipal de Coimbra um caderno reivindicativo com as questões consideradas pertinentes .

Atenciosamente,
A Direcção da APBC”

E O QUE DIZ AGORA SÉRGIO REIS?

“Eu fiquei algo surpreendido. Foi com completa surpresa que recebi a comunicação telefónica e depois o e-mail. Estava convencido que tudo estava combinado e era para avançar. Eu esperava inteira colaboração da APBC. Aliás, sem o seu apoio o nosso trabalho torna-se mais difícil. Por exemplo, tínhamos apresentado na reunião, na sua sede, um questionário a fazer aos comerciantes. Ora esta distribuição e recolha, bem como a sua publicitação e recursos, só poderiam ser feitos pela agência. Assim ficamos de mãos-atadas.
É pena acontecer isto, mas iremos avançar na mesma e até onde for possível”.

E O QUE DIZ ARMINDO GASPAR?

“Eu, enquanto comerciante individual, posso tomar a posição que entender, já enquanto presidente da APBC tenho de me sujeitar ao que for decidido. A direcção entendeu que não há necessidade de se envolver num projecto cujo teor é igual ao que há muito defende e anda a reivindicar da Câmara Municipal. Não há nada de novo neste grupo do Sérgio Reis e que a APBC não defenda já há muito tempo.
Como pessoa, como comerciante, apoio, mas uma vez que a direcção se pronunciou em sentido contrário, enquanto presidente, não posso ir contra e só me resta respeitar a decisão da direcção e acompanhar a sua deliberação.”
Ao ser-lhe perguntado quantas pessoas da direcção estiveram presentes nesta reunião disse: “de um total de 9 elementos, estiveram presentes 6. Arménio Pratas não esteve.”







6 comentários:

Jorge Neves disse...

Caro Sergio Reis, eu bem o avisei como funciona as coisas aqui na baixa a nivel dos comerciantes e dos seus representantes.
Como tambem lhe disse nao concordo com algumas das suas"medidas", mas afirmo novamente a sua coragem por tentar agitar as águas no comercio tradicional.
Enquanto os comerciantes não se capacitarem que quem dita as leis do comercio são os clientes não vão a lado algum.

Anónimo disse...

Desculpem-me, uma autêntica brincadeira de mau gosto.
Assim não merece a pena, lutar pela Baixa de Coimbra.
O Presidente da APBC, participa nas reuniões e apoia os projectos, mas na hora da verdade recua.
Porque será?
Sei mas não digo...

victor disse...

mais uma vez aqui esta demonstrado a união dos comerciantes da baixinha, mais uma vez assim como em tantas outras vezes aqui está o resultado desta e de outras tantas reuniões já feitas o resultado é (nada). Isto é que leva muitos comerciantes a não irem a mais reuniões tenho pena que pense assim porque eu ainda estou convencido que a união faz a força. Mesmo com coisas destas à contecerem temos que continuar a lutar por um comercio da baixinha melhor.

Anónimo disse...

mais um tiro no pé da Agencia.o seu Presidente apoia mas não apoia! dis mas não dis!sérá que esteve presente na reunião do oslo?não não esteve concerteza!!!
estamos no direito de duvidar se nessa dita reunião estiveram os ditos 6 diretores.
Estace mesmo a ver quem vier por bem tem de ficar no fim da linha, já cá estamos nós,não nos queiram tirar o protagonismo se ainda nada foi feito pelo menos que se veja aluta tem cido emensa :)
Foi feito um jantar debate no jardim da manga de lá sairam ideias o que fizeram com elas apresentaram certo! resposta!está tudo na mesma ou não se calhar não está.
vem ai mais uma noite branca claro está vizibelidade ao menos que chege vamos aproveitar enquanto houver euros.
Devia-mos estar todos no mesmo barco mas quando as divisões começão pelos dirigentes alguma coisa vai mal neste reino

Anónimo disse...

Boa tarde, Sr. Luis Fernandes.
É com muito desagrado que vi que não colocou o meu comentário, ao que se está a passar actualmente quanto à APBC, e não colocou o mesmo porquê, pergunto eu:
Talvez por dizer verdades, que o senhor e a direcção da APBC, querem encobrir;
Talvez pelo amor e relação de tão afectiva que tem com o Sr. Armindo e Arménio, que lhe vão logo contar tudo, tipo menininhos da escola, que o Sr. sabe tão bem manobrar;
Talvez por medo que quem costuma ler o blogue, fique a pensar duas vezes, e veja o quanto ridiculos vocês são, sim e são ridiculos porque todos vós são associados da Agência, e por trás andam a apunhalar a mesma em vez de a levantarem;
Ou só o mal dizer o tentar descrebilizar a APBC, é que conta neste blogue, se é assim agora digo-lhe eu isto está muito mau, e as autoridades competentes irão saber o que se passa com este mesmo blogue e irá sair da internet.
Irei reportar o abuso.
Uma vez mais, boa tarde.

Anónimo disse...

Caros amigos e comerciantes da Baixa de Coimbra:
Enquanto fomentarem a maledicência e demonstrarem a desunião entre todos não conseguirão ir a lado nenhum. O protagonismo tem de ser de todos e não de uma qualquer personalidade. Se têm a Agência juntem-se a ela, façam as reuniões que entenderem, publiquem os resultados, mas como se da Agência se tratasse, porque quando as entidades oficiais inquirirem alguém será a Agência. Deixem-se de protagonismos "bacocos" e unam-se pelo comércio tradicional da Baixa ou ele definhará cada vez mais, até um limite incomportável.
Já viram alguma notícia deste género sobre algum Centro Comercial por pior que ele esteja?