sábado, 14 de maio de 2011

DOIS MENDIGOS MUNDANOS ENTRE NÓS




 Encontrei-os à hora do almoço na Rua Visconde da Luz. Seria impossível não dar por eles. Tecnicamente em apresentação informática na Internet, com página, são os mendigos Lazy. Para os mais chegados são o “Idiota” e o… “Idiota”. Ao lado a bater uma brutal soneca –como não poderia deixar de ser o “wisky” e o “ressaca”, respectivamente os dois cães que fazem –deveriam fazer- segurança a estes dois artistas internacionais.
Quando lhes pergunto o que pretendem com esta manifestação de não-vontade de ter vontade de fazer qualquer esforço, sorriem. “Sorriem”… sorriem como? Interrogo eu com cara de parvo. O “Idiota” do lado direito, que por acaso é muito parecido com Willie Nelson, responde: “saberás tu o quanto significa numa pessoa um sorriso?... Um raro minuto ou momento de felicidade!. O que logramos é apenas tirar um sorriso de quem passa. Sabes que as pessoas cada vez sorriem menos? Como ninguém fala disso, nós, em vez de o proclamar, de que é preciso rir nem que seja de nós próprios, provocamos a graça que está arrumada nos interstícios de cada um de nós. Claro que, para continuarmos, precisamos de uma moeda –não é esmola, é gratificação pelo nosso desempenho. Somos performers… ainda que vagabundos assumidos, mas com muita dignidade.”
Estão de passagem por Coimbra, que não conheciam e amanhã estarão no Porto. Pela pronúncia castelhana, tento constatar se serão naturais de Espanha. “Não senhor! –responde o “Idiota”, da esquerda. “Nós somos da Lua. Instalámo-nos em Espanha por acidente. Não gostamos de bandeiras… gostamos de pessoas…”
Então boa “bobaiela”, boa vida de ócio, meus caros…

Sem comentários: