segunda-feira, 30 de maio de 2011

CÂNTARO QUE VAI À FONTE...




 Esta noite, pouco passaria da primeira badalada na torre do relógio da Igreja de Santa Cruz, mais uma vez, a loja dos irmãos Costa, na Rua do Corvo foi violada, desta vez com certeza, por dois marmanjos.
Lembro que na noite de sexta-feira última esta vetusta e reputada loja, identificativa através da sua formação original, de um comércio tradicional outrora de vanguarda e agora em avançado estado de desaparecimento, foi assaltada. Há cerca de oito meses tinha tido também uma tentativa, embora gorada.
O lado bom, nesta história agora escrita, é que os “violadores”, já dentro da vítima, depois de já terem arrombado a porta, e com vários sacos cheios prontos a partir, foram detectados por dois agentes da PSP. Um dos meliantes conseguiu escapar, mas um menos ágil, para prova do estupro, foi apanhado e será sujeito ao juiz.
Talvez porque, volta e meia dou pancada na PSP –é uma maneira de escrever, porque os seus agentes limitam-se a cumprir ordens-, pela omissão de afiançar a segurança a que está obrigada a proporcionar aos comerciantes, desta vez, faço o contrário: relevo o bom trabalho realizado por estes agentes envolvidos. É bom sentir que, com este acto, poderemos dormir um pouco mais descansados. Quem já foi roubado durante a noite aqui no Centro Histórico –infelizmente já serão poucas as virgens- sabe que se, durante a noite, tocar o telefone o primeiro pensamento é: “mais um assalto à minha loja. Lá fui outra vez escolhido”.
Um bom trabalho para a instituição de segurança pública, no caso a PSP, nomeadamente para os dois agentes. Ainda bem que sou obrigado a emendar a mão. Já há muito tempo que não o fazia.


Sem comentários: