quinta-feira, 4 de agosto de 2022

ENTRE O INTERESSE PÚBLICO E O ANONIMATO

 

(imagem de Leonardo braga Pinheiro)




O Facebook, que é uma digníssima instituição defensora dos bons usos e melhores costumes. Purista e de boa moral por parte da mãe, a dona Face, e devasso e malcriadão por parte do pai, o senhor Book.

No último ano, volta e meia, em jeito de relatório semanal, aparecem na página umas ameaças de expulsão, suspensão se o “facebookiano” persistir em mandar alguém à merd@ ou, sei lá, escreva para aí umas bocas foleiras do tipo Pedro Abrunhosa, ou até untadas com racismo.

É claro que, perante uma atitude assim, está de ver, isto só pode mesmo vir do pai tirano. Inevitavelmente, com a dona Face a colocar ordem na casa. Seja assim, ou não, uma coisa temos quase a certeza, lá no lar americano há uma profunda tensão entre marido e mulher. Ninguém se admire se, um dia destes, a coisa dê em pancadaria.

E tudo estaria bem, isto é, a malta até deixava passar, se, nos últimos tempos os grupos fechados que proliferam por aqui como borboletas a bater as asas em Pequim não começassem a receber publicações identificadas de membros pelo administrador – que só este pode ver – para serem plasmadas sob anonimato.

Ou seja, o Santo Cristo dos costumes, através de um método rebuscado e sigiloso, incentiva o “atira e foge”. Não é por nada, mas dá impressão que a menina Liberdade enlouqueceu - aquela lá da estátua em terras do tio Sam que está com a tocha no ar para iluminar o Mundo..

E agora vou ao fundo da questão que deu origem a este arroazado de frases e orações rebuscadas como o rebusco, que era, noutros tempos, ir por detrás de quem vindimou a vinha e apanhar o que ficou por esquecimento.


A mensagem que recebi era assim:


Esta a aparecer uma publicação de aulas de inglês grátis com americanas em vários grupos de Coimbra!

É fraude o único objectivo delas é vos levar para a igreja Mórmon!

Eles andam a inventar várias coisas para aliciar pessoas para a igreja”


Como sou contra o anonimato, o que faço eu com esta publicação?


Sem comentários: