sábado, 6 de dezembro de 2014

"POSSO DAR-LHE UM ABRAÇO?"



Hoje, durante todo o dia, várias crianças e adolescentes, em grupo, com cartazes a apelar ao amplexo e coletes reflectores com a marca impressa “Leos de Portugal”, andaram nas ruas largas, Visconde da Luz e Ferreira Borges, a interpelar os transeuntes para oferecerem um abraço.
Segundo Filipa Martins, uma das crianças envolvidas neste projecto, “ao todo somos vinte e cinco utentes da Casa de Formação Cristã Rainha Santa Isabel, com sede na margem esquerda do Mondego, e fomos convidados para esta iniciativa pelo “Leos de Portugal” –um movimento ligado à Fundação Lions Portugal, que visa a  solidariedade social “e tem por objectivos causas filantrópicas, educativas, formativas, científicas e culturais”.
Pegando nas palavras da monitora Cláudia Teixeira, “esta actividade está ser muito importante para todos nós! É como se distribuíssemos doçuras a quem passa e se cruza connosco, tantas vezes embrulhado em mil e uma preocupações."
Quando pergunto como reagem as pessoas responde a Filipa: “os jovens aderem mais. Estão mais receptivos ao abraço. Já os mais velhos, talvez um terço, resiste ao envolvimento. Julgam que queremos vender alguma coisa ou pedir um donativo. Mas, depois de falarmos e mostrarmos os cartazes –onde se pode ler “Abraços grátis”- alguns deles deixam-se abraçar”. 
Continua Cláudia, “é uma experiência única. Trazemos alegria para as ruas e estamos a promover a paz. Sentimo-nos como mensageiros e agentes da fraternidade. Tendo em conta a quadra natalícia, com a palavra e o gesto, é uma forma de distribuirmos felicidade harmonia e conforto. Agora, faça o favor de dar e receber um forte abraço de todos nós!”

Sem comentários: