sábado, 13 de dezembro de 2014

65 ANOS DEPOIS...





Mais de seis décadas depois as humildes irmãs das Criaditas dos Pobres abandonaram a Cozinha Económica, no Terreiro de Mendonça. De idade avançada presumo que este facto poderia ter contribuído para o corte com este exemplar serviço de solidariedade social na Baixa de Coimbra. Apesar de ter tentado chegar à responsável e obter umas palavras tal não me foi possível –o que também não é de admirar já que esta congregação prima pela discrição e pelo fazer bem sem olhar a quem.
Sem pretender lançar achas numa fogueira silenciosa, mesmo assim ouso especular –e é mesmo pura suposição- que a notícia no Diário as Beiras (DB), neste último 15 de Maio, pode não ser alheia a este facto e ter feito derramar um copo que, pela indiferença de quem manda e pode e deve tomar mais atenção, já estaria cheio há muito. Noticiava o DB, “A Associação Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel alertou esta quinta-feira para a dificuldade em garantir a sustentabilidade da instituição e disse prever um défice de cerca de 15 mil euros para 2014 devido ao número de refeições gratuitas fornecidas. Em 2013, a Associação Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI) registou 92 mil refeições fornecidas de forma gratuita, sem que tenha sido “atualizado o apoio da Segurança Social”, fazendo com que “pela primeira vez” na direção de Arminda Lemos, que é há quatros anos presidente da associação, o orçamento anual preveja “um défice” de 15 mil euros. A presidente da instituição alertou que as Cozinhas Económicas “não têm mais capacidade de resposta”, caso o número de refeições continue a aumentar. Arminda Lemos referiu também que tem “esperança” que a celebração de novos acordos, por parte da Segurança Social, com outras cantinas sociais, leve a “uma redistribuição” das pessoas.
Uma certeza posso garantir, toda a Baixa, toda a cidade está em dívida com o altruísta e prestimoso serviço que durante mais de seis décadas a congregação das irmãs das Criaditas dos Pobres prestaram. A Câmara Municipal de Coimbra, mesmo que a responsável pela ordem se demita da homenagem, deve tomar em conta uma consagração futura, por exemplo, no Dia da Cidade.
Na parte que me toca, enquanto comerciante e escrevinhador do que se passa por aqui, em nome da Baixa, em nome de tantos pobres e desabrigados da sorte que durante tantos anos puderam contar com o desinteressado apoio destas irmãs do bem-fazer, o nosso MUITO OBRIGADO!


Sem comentários: