sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

LEIA O CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS...




Leia aqui o CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS desta semana.

Na página "OLHARES... POR COIMBRA E PELO PAÍS", na rubrica "NÓS POR CÁ..."  leia  o texto "BAIXA: INOVAR SEM NOVIDADE?". 
Na rubrica "OLHAR PARA NORTE..." deixo também a crónica "MEALHADA A FORÇAR UMA VERDADEIRA REFORMA ADMINISTRATIVA".




BAIXA: INOVAR SEM NOVIDADE?

No âmbito da “Conferência A Baixa no Centro da Cidade: Turismo pelo Património e(m) Segurança”, realizada ontem, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra, e hoje, no Edifício Chiado, com “Workshop’s”, trabalhos oficinais de grupo, foi entregue, ontem, o prémio “Coimbra. Inovar o Tradicional no Centro Histórico”.
Segundo o Diário de Coimbra, de hoje, “Run, Coimbra, Run” é a ideia de negócio que venceu o concurso “Coimbra. Inovar o Tradicional no Centro Histórico”, promovido, em parceria, pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), no âmbito do Programa INOVC. Nádia Rodrigues (licenciada em Turismo pela Faculdade de Letras) e Cátia Martins (licenciada em Design Multimédia pela Escola Superior de Educação de Coimbra) desenvolveram uma ideia de negócio que propõe visitas turísticas personalizadas e com informações que, normalmente, não constam dos roteiros turísticos, a partir de um “postal original”, concebido pela “Run, Coimbra, Run”. (…) Ao conquistarem o prémio, Nádia Rodrigues e Cátia Martins ganham direito a receber consultadoria para transformar a ideia de negócio em empresa, além de um valor monetário de 2500 euros para aplicar no capital social da empresa que venha a ser criada na sequência do “Coimbra. Inovar o Tradicional no Centro Histórico”.

INOVAR SEM RENOVAR?

A Go, Leisure & Heritage é uma firma unipessoal, turística, com sede na “Casa Medieval”, uma construção classificada, na Rua Sargento Mor. Existe na Baixa há cerca de dois anos e, desde essa altura, alegadamente, faz exatamente o mesmo que foi agora premiado e qualificado como inovação por parte da CMC e do IPC. Sara Cruz, licenciada em turismo, lazer e património, perante este projeto que classifica como tomado a papel-químico do seu, sentindo-se indignada, desabafa: “o que foi agora proposto como novo é tudo o que fazemos há cerca de dois anos.”
À minha pergunta se considerava plágio respondeu: “não vou cair no facilitismo de o rotular assim. Não quero! Várias empresas oferecem serviços muito semelhantes em outras cidades por todo o Portugal e até pelo mundo. Mas estou profundamente triste. Isto é uma desconsideração por parte das entidades promotoras do concurso –a CMC e o IPC- ao entregarem um prémio a uma ideia que já existe. Eu não concorri porque o regulamento do concurso destinava-se a licenciados que tivessem concluído os seus cursos até cinco anos. Mas do mesmo modo, se estivesse abrangida, não iria propor-me uma vez que a minha ideia estava implantada e já em prática. Teria pensado que se procurava mesmo uma ideia nova.
O que mais me incomoda é que, em 2011, candidatei-me a um curso de empreendedorismo da CMC e nem sequer fiquei classificada em lugar elegível. Quando criei a firma não tive qualquer apoio da autarquia –no início do Verão deste ano tive uma reunião com a vereadora da Cultura, Carina Gomes, que apenas se limitou a remeter-me para o Gabinete de Apoio ao empreendedor para a autorização legal- e não foram resolvidos problemas tais como a sinalização da Casa Medieval no topo das escadas da Rua dos Gatos.  Para iniciar a empresa e desenvolver o projeto ninguém me ligou nenhuma. Foi tudo com capitais próprios e muita força de vontade, já que não beneficiei de quaisquer apoios ou financiamentos nesse sentido. Ainda hoje, e após dois anos de existência, me sinto invisível.”

E COMO VIU ESTA CONFERÊNCIA?

Começou logo mal pela calendarização e pela divulgação. No “timing”, ser feito a meio da semana foi muito prejudicial. Tive a porta fechada. Se fosse ao fim-de-semana haveria muito mais gente a participar. Aqui da minha rua, embora me transmitissem a vontade de estarem presentes, não foram por impossibilidade. O debate deveria ter sido feito com os operadores, comerciantes e pequenos hoteleiros, para se aproveitar as suas ideias e com debate –era bom que a edilidade se disponibilizasse a ouvir quem está no terreno. Muitas ideias seriam exequíveis. Tenho a certeza.
Na divulgação foi uma pena ter sido dado conhecimento com um dia de antecedência. Os hotéis não souberam desta conferência. Falei com pessoas de alguns e nenhuma tinha sido informada.
Embora achasse que faltou lá debate, mesmo assim, foi interessante. Gostei sobretudo da dissertação, hoje, de Filomena Pinheiro, da Turismo Centro de Portugal, sobre aplicações informáticas, e de Paulo Neves, sobre o trabalho dos guias turísticos.”

A APBC NÃO TEM RESPONSABILIDADE NA ATRIBUIÇÃO DO PRÉMIO

Vitor Marques, presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, APBC, entidade que, juntamente com a PSP, colaborou na organização da “Conferência A Baixa no Centro da Cidade: Turismo pelo Património e(m) Segurança”, perante o facto de se atribuir um prémio de inovação a um projeto já visto e em execução nesta parte velha, declarou: “a APBC não tem qualquer responsabilidade na atribuição. Nem sequer tomámos conhecimento das ideias a concurso. A competência foi da responsabilidade da CMC e do IPC.”

O QUE DIZ QUEM VENCEU?

Cátia Martins, licenciada em Design Multimédia pela Escola Superior de Educação de Coimbra, e Nádia Rodrigues, formada em turismo pela Faculdade de Letras, com o projeto “Run, Coimbra, Run” foram as vencedoras da ideia de negócio que venceu o concurso “Coimbra. Inovar o Tradicional no Centro Histórico”. Para um justo equilíbrio entre as partes e para que o leitor em ponderação possa aferir com justiça, é legítimo e de direito ouvir a parte vencedora.
Afinal a vossa ideia é ou não igual ao de Sara Cruz? Interroguei. Respondeu Nádia Rodrigues: “Compreendo que a Sara esteja triste, sobretudo por que não foi apoiada, mas nós não temos culpa. Apresentámos um trabalho ao júri e, como gostou, contemplou-nos com o prémio. A partir daí não entramos em guerra com quem quer que seja. O turismo é uma área imensa que tem pano para mangas para explorar e dá para todos. Como me pede, sucintamente explico que a nossa conceção –uma vez que ainda não está em prática- assenta em visitas pedestres, tal como todas. O que torna a nossa ideia mais inédita é o facto de trabalharmos com turistas a partir de um “postal original”, criado pela Cátia, a minha comparte. Vou explicar melhor. Na sede da nossa futura empresa teremos postais temáticos individuais de monumentos ou ruas, entre outros. O visitante que se nos dirige escolhe a Igreja de Santa Cruz, por exemplo. Então, sem esquecer a área envolvente, com o nosso cliente, iremos visitar o Panteão Nacional e, fundamentalmente, contaremos toda a sua história. Qual é a diferença entre o que se faz e o que pretendemos iniciar? Vamos mostrar um olhar mais personalizado, mais profundo das coisas da nossa cidade e que tantas vezes passam ao lado. Como numa viagem, queremos ir à génese, ao âmago, à alma da matéria. Espero ter ajudado a clarear a questão.”


MEALHADA A FORÇAR UMA VERDADEIRA REFORMA ADMINISTRATIVA

A notícia no Diário de Coimbra com o título “Mealhada inicia debate para mudar para o distrito de Coimbra” chamou-me a atenção. Eu sou natural dos arrabaldes da capital do leitão. Ora aqui estava um assunto que me interessava ouvir debater e foi por isto mesmo que me desloquei e estive presente na Assembleia Municipal do passado dia 28.
Realizada no auditório da Escola Profissional Vasconcelos Lebre, a reunião teve início à hora agendada, cerca das 20h30. Depois do primeiro ponto, referente ao público, seguiram-se outros, incluindo o orçamento, e até às 23h45 em que o representante da bancada do Partido Socialista (PS) defendeu a proposta de mudar o distrito para Coimbra. Alegando a proximidade geográfica -vinte quilómetros de Coimbra e 50 de Aveiro-, o porta-voz do PS invocou os benefícios para os munícipes, alguns deles já em prática como o abastecimento de água, recolha de lixo, frequência do ensino universitário e recorrência ao Centro Hospitalar.
Na réplica, a coligação “Juntos pelo Concelho da Mealhada” –que agrega o Partido Social Democrata, o Partido Popular, o Movimento Partido da Terra e o Partido Popular Monárquico- arguiu que a alteração do mapa administrativo era matéria fundamental e da competência exclusiva da Assembleia da República e não da Assembleia Municipal. Disse também que esta alteração não estava contemplada nas propostas eleitorais do PS, aquando das últimas eleições. “É uma traição ao programa do PS e que foi sufragado pelos eleitores”. Para além disso, “estávamos à espera que houvesse grandes vantagens e afinal tudo o que se abona já temos. Esta proposta é mais emocional do que racional”, sustentou o representante da coligação.
O Partido Comunista também estava contra esta moção apresentada.
Aparentemente sem bandeira branca à vista e já com a noite a entrar na madrugada foi então que um outro membro da coligação lançou a proposição de concórdia, paz e o amor: “quanto a mim, estou interessado em discutir este assunto com o PS. Da discussão nasce a luz. É um tema que precisa de ser debatido sem questões emocionais”.
A proposta de aprovação de dois pontos, tendo por objeto a tramitação e a criação de um grupo de trabalho com deputados de todas as bancadas, foi abençoada por maioria, com o PCP a abster-se a fazer declaração de voto. E assim se chegou até próximo das duas da matina.
Em juízo de valor, dá para perceber que depois da apressada agregação das freguesias, da chamada Lei Relvas, está na altura de se iniciar a discussão que vise uma verdadeira reforma dos municípios e nisto, sem dúvida, a Mealhada vai à frente.

O FOLHETIM DA EX-VICE

Filomena Pinheiro esteve ao serviço da Câmara Municipal da Mealhada durante vinte anos. Pelo que julgo saber, meia dúzia com assento na Assembleia Municipal e os restantes no executivo como vereadora e vice de Carlos Cabral e até às últimas eleições autárquicas realizadas em 29 de Setembro, de 2013. Depois de cessar funções políticas foi impedida de voltar para o cargo que exercia na Escola Profissional Vasconcelos Lebre (EPVL). Tendo o caso sido arrastado para o Tribunal de Trabalho de Coimbra, segundo os jornais deste Outubro, acabou por haver acordo entre as partes e com a obrigação da EPVL pagar 35 mil euros à sua antiga funcionária.
Mesmo que para um povo sem memória o passado sem mácula da ex-edil contasse pouco, depois desta concordância tudo deveria indicar que o respeito e o silêncio entre as partes deveria ser a norma. Ora, na discussão sobre o ajuste e nesta última Assembleia Municipal, por parte do atual presidente da edilidade mealhadense, Rui Marqueiro, a recorrência a “documentos forjados”, implicitamente a recair na visada, caiu muito mal. De tal modo que até a oposição questionou brandamente: “se havia matéria, porque não a enviou ao Ministério Público?”



Sem comentários: