segunda-feira, 11 de agosto de 2008

UM (INTER)PASS DUVIDOSO


(IMAGEM DA WEB)




EX.º SENHOR
PRESIDENTE DA DIRECÇÃO GERAL DO CONSUMIDOR


ASSUNTO: PARTICIPAÇÃO


Luís Fernandes, comerciante, com estabelecimento, em (…) Coimbra, vem, por este meio, participar a V.Exª a seguinte ocorrência:


1-Por volta do dia 03 de Junho de 2008, a minha esposa, (…), quando se encontrava no interior do Coimbra shopping, nesta cidade, foi abordada por um homem para participar num concurso do CLUBE INTERPASS, cujos prémios seriam um cruzeiro familiar e vários prémios, entre eles várias estadas no Algarve, de 3 dias/2 noites;


2-porque se mostrou renitente em participar, logo o vendedor, acompanhado de outros, a convenceu a preencher o cupão e a inseri-lo numa tômbola, ao mesmo tempo que referia que o concurso era “coisa séria”, e autorizado pelo Governo Civil de Coimbra, que se tratava de uma acção promocional do “CLUBE INTERPASS, a fim de levar ao público em geral o conhecimento desta empresa;


3-No dia 09 de Agosto de 2008, a minha esposa foi contactada telefonicamente por uma funcionária desta empresa que, alegando que tinha sido bafejada pela sorte, ou seja, tinha sido sorteada com uma estada familiar, num dos empreendimentos da “INTERPASS”.
Perante a indecisão da minha esposa, a dita funcionária logo rematou: "ó minha senhora o “CLUBE INTERPASS” é uma empresa séria. O que pretendo é apenas entregar-lhe o “voucher” e mais nada!”.
Perante a refutação da minha mulher, em jeito de dúvida, se não quereriam antes vender-nos viagens, a colaboradora, sublinhando várias vezes o seu título de licenciada (doutora), amainava as dúvida com frases convincentes: “a senhora não esteja tão recalcitrante, apenas quero entregar-lhe o título de viagem e mais nada. Venha hoje ao Hotel Dom Luís, em Coimbra, perdendo apenas o tempo de tomar um café, entrego-lhe o “voucher”, e verá que não lhe queremos vender nada. Como este concurso é autorizado pelo Governo Civil de Coimbra, e se a senhora não aceitar, teremos de o comunicar àquele departamento Civil, e sortearmos outra pessoa;


4-Ficou combinado que, no mesmo dia, sábado, 09 de Agosto, pelas 21 horas, os cônjuges –era obrigatório a deslocação dos dois- iriam receber o prémio ao Hotel Dom Luís. À hora combinada deslocámo-nos à empresa hoteleira;


5-Depois de nos apresentarmos na portaria do hotel, fomos encaminhados para um andar inferior. Aí, numa sala, em género de triagem, deparámo-nos com uma grande azáfama de, presumivelmente, vários colaboradores que, ao avistar-nos, se dirigiram a nós. Fomos encaminhados para um dos cantos da sala.
Neste canto do compartimento, uma secretária com uma funcionária (a tal que nos contactou pelo telefone) que atendia um casal de cinquenta e poucos anos.
Enquanto esperávamos reparámos nas frases utilizadas pela colaboradora da empresa –do género “os senhores não tenham medo, entrem, entrem, é apenas para conhecerem a nossa empresa”. O homem, com indisfarçável incómodo, lá passou para uma grande sala contígua, onde se encontravam vários casais e muitos mais presumíveis colaboradores do “CLUBE INTERPASS”.
Chegou então a nossa vez;


6-A dita funcionária, utilizando o mesmo vocabulário, como se fosse uma gravação, tentou que passássemos para a outra sala.
Quando argumentámos que estávamos ali apenas e só para levantar um “voucher” a colaboradora foi peremptória: “ah, isso não! Se os senhores não forem lá para dentro não podemos dar-lhe o título!”.
Argumentámos que, ao telefone, nos tinham dito que a nossa deslocação ali seria apenas e só para levantar o “voucher”, mais nada. Portanto, em conformidade, a senhora teria de nos entregar o título. Caso não o fizesse imediatamente, que nos trouxesse o Livro de Reclamações. A este pedido reiterou que não tinham, nem eram obrigados a possuí-lo.
Certo da minha razão, puxei do telemóvel e adverti que caso não fizesse imediatamente chamaria a PSP. Perante a minha irrevogável vontade de participar, a funcionária, chamou outra pessoa. Esta, num tom paternalista, tentou amenizar as coisas, explicando que a empresa tinha vários empreendimentos espalhados pelo país e que a ida “lá dentro” era apenas para que nós, calmamente, pudéssemos tomar conhecimento e, com mais calma, podermos escolher o nosso destino.
Argumentei que se, de facto, fôramos sorteados o que tinha a fazer era entregar-nos o “voucher” com a viagem especificada. Perante a nossa irredutibilidade, e perante a ameaça de chamar a polícia, um pouco a contragosto, entregou-nos então um pseudo voucher sem que o nosso nome constasse no documento, e que abaixo reproduzirei:


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CLUBE CIF-CLUBE INTERNACIONAL DE FÉRIAS, S.A. Nº571810
INTERPASS Av. Elias Garcia, 45C. 1049-078 LISBOA
Tel.:210 340 000 – Fax: 210 340 500
Email: clubenterpass.pt. www.interpass.pt


OFERTA NO ALGARVE PR_____________
3 dias/2 noites DATA__/___/____
Nome_____________________________________________________________
Morada____________________________________Profissão_______________
Cód.Postal:___-___________Tel.:______________Tlm.:___________________


ALOJAMENTO: Apartamento T1 para 4 pessoas em regime só de alojamento
RESERVA: Enviar voucher para o endereço do Interpass
PERÍODO DE UTILIZAÇÃO: 45 dias a partir de ____/____/ 15 SET.2008


PRETENDO USUFRUIR DESTA OFERTA NUMA DAS SEGUINTES DATAS (Sujeito a disponibilidade):
1_____//____//____OU 2 ____/_____/ OU 3 _____/_____/_____


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7-Por pensar que estamos em presença de “venda agressiva”, proibida por lei e, além de mais, pensar que não existirá nenhum concurso autorizado pelo Governador Civil de Coimbra, e que este procedimento é um engodo para vendas de viagens em sistema de “pressing”, venho solicitar a V.Exª se digne mandar investigar.
Com os melhores cumprimentos:
Coimbra, 11 de Agosto de 2008


(Luís Fernandes)

25 comentários:

Anónimo disse...

Agradeçemos a publicação desta carta, pois é um valioso esclarecimento para que outras pessoas não ¨caiam¨na mesma armadilha. Infelizmente para nós, que só depois de termos assinado o contrato nos apercebemos do grande erro que cometemos.

Anónimo disse...

A INTERPASS é a empresa menos má em termos de cartões de viagem! Dito isto, posso dizer que são ainda assim maus, pois não existe um real beneficio.

O principal problema é que quando estão a contratar os cartões de viagem, as pessoas assinam um contrato de adesão e um contrato de crédito!

As mensalidades em débito directo não vão para a INTERPASS, vão direitas a uma financeira, muito provavelmente o CREDIBOM, que também tem o cartão de crédito da FNAC!?!!!

O que devem fazer, se puderem não devem cancelar o debito directo, devem sim informar o Banco de Portugal de que têm um contrato de crédito em Vosso nome quando não o queriam e que não foram informados do mesmo nem sequer foi lida ou explicada qualquer clausula, pediram apenas que assinassem uns papeis.
Depois devem intentar uma acção judicial, a pedir a nulidade do contrato, pelas mesmas razões supra, e pedir a devolução de tudo o que já foi pago até à Sentença.

Se não poderem manter o debito directo devem pelo antes de o cancelar fazer todos os outros passos, ou seja informar o BdP e intentar acção.

Basta dizerem que quando assinaram não sabiam que estavam a assinar um contrato de crédito que não foi explicada nenhuma clausula e que não receberam nenhuma cópia do contrato só a do INTERPASS.

Boa sorte, pois até à resolução final eles vão chatear todos os dias.

Anónimo disse...

Este fim de semana, tambem foi contactado pela INterpass para me deslocar ao hotel Leziria em Vila Franca de Xira, o numero de telefone já aqui mencioando 965996960.

Quando pedi para me enviarem o voucher por correio, um tal de Ricardo Sousa, disse-me de forma muito rude e mal educado, que não estava a oferecer POrta Chaves.

Após alguns comentários, desejei a este individuo um bom fim de semana.

A Interpass continua a desenvolver anticorpos. São mal preparados e mal educados.

Unknown disse...

Depois de ler este comentário pensei que ainda bem que não fui ao encontra. O meu filho foi e que aconteceu, assinou os tais papeis e sem qualquer documentos em posse da interpasse começaram a chegar cartas a pedir as mensalidades. Se quando me telefonaram eu tinha que ter mais de 27 anos e ir acompanhada do meu marido para a tal dita, reunião, onde me entregariam a viagem sorteada, como é que o meu filho com 25 anos, solteiro e desempregado na altura, agora encontra-se no estrangeiro, assina papeis em como foi a tal dita reunião e lhe pedem agora prestações de uma coisa que ele não pediu? Vigarisse mesmo.

Anónimo disse...

Também recebi um telefonema da interpass por parte de um funcionario bastante profissional com um tom de voz algo agressivo do qual me disse que ganhei uma estadia 3 dias 2 noites em um dos 23 hoteis proprios da interpass, como forma de marketing e publicidade.

Realmente desloquei-me ao local, dito Hotel para ver o que se passava visto que ja tinha amigos que tinham sido contactados e nao aceitaram.

Desloquei-me ao Hotel, falei com a recepcionista, ela encaminhou-me a uma outra pessoa (vendedor), estranhei, mas como inteligente que sou (lol) pensei logo: normal, vao-me mostrar como marcar e o motivo pelo qual me seleccionaram a mim, e para fazer a publicidade (apresentaçao) aos preços e a agencia deles.

Foi o que aconteceu, fiquei a saber que é um clube de associados, e essas coisas todas, realmente para mim que viajo bastante é atrativo mas infelizmente nao me tornei socio porque de momento não estava em condições para tal, mas fiquei com o contacto da pessoa em questão que é bastante simpatica e daqui a 1 mes vou me tornar associado, tem preços fantasticos, e pacotes atrativos, para mim é uma mais valia.

E realmente tudo o que me disseram ao tlf correspondeu a verdade, nao vejo o porque e o motivo de tanta azafama, SÓ COMPRA QUEM QUER, SÓ É ENGANADO QUEM QUER ! e isto é mais um metodo de publicidade como me referiram ao tlf.

Obrigado,
João Carlos,
Leiria

Anónimo disse...

SÓ É ENGANADO QUEM QUER??? Isto é um contrasenso, pois ninguém gosta de ser enganado, digo eu...

Anónimo disse...

alguém pode mandar a minuta de cancelamento que eles nos dão o prazo de 14 dias sff com urgência por favor para gomes_146@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde! Caso ja tenha recebido a minuta dos 14dias pode-me enviar sff.
Obrigado
nuno lopes
email- apmlnuda@msn.com

Unknown disse...

Boa noite.,

Caso já tenha recebido a minuta dos 14 dias pode-me enviar sff com urgência.
Obrigado.
Carlos Costa
carloshevc@gmail.com

Joana Alves disse...

Boa Noite.
Caso tenha recebido a minuta dos 14 dias, pode enviar-ma com urgência.
Obrigada
Joana Alves
joanameia@gmail.com

Anónimo disse...

Boa noite, necessito da minuta dos 14 dias para poder cancelar o contracto que assinei a cerca de três dias, se alguém me puder ajudar agradecia
dariobbnunes@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa noite, necessito da minuta dos 14 dias para poder cancelar o contracto que assinei a cerca de três dias, se alguém me puder ajudar agradecia
mario_amores_bbz@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa noite,
Podem facultar a minuta dos 14 dias para cancelar o contrato que assinei p.f.? O meu e-mail é ritagomes70@outlook.pt.
Obrigada,
Rita Gomes

Anónimo disse...

Bom dia,
Podem facultar-me a minuta dos 14 dias para cancelar o contrato que assinei p.f.? O meu e-mail é anokas_reis@hotmail.com.
Obrigada.

Anónimo disse...

Boa noite. Alguém me pode facultar a minuta dos 14 dias para cancelar o contrato, por favor? O mais rápido que for possível. O meu email é tatianaccmarques@gmail.com.
Muito obrigada.
Tatiana MArques

Anónimo disse...

Boa tarde.
Gostava que me enviassem minuta dos 14 dias.
quintadecarrasco@hotmail.com
obrigado

Unknown disse...

Boa tarde. Alguém me pode facultar a minuta dos 14 dias para cancelar o contrato, por favor? O mais rápido que for possível. O meu email é

nunokc@gmail.com

Muito obrigada.
Nuno Silva

Anónimo disse...

Boa tarde, tb fui nesta conversa podem enviar.me a minuta dos 14 dias k ainda estou no prazo??! ana-duarte2011@live.com.pt
Obrigado

Anónimo disse...

Boa noite,gostaria que me podessem enviar a minuta dos 14 dias pf,assinei contrato à 6dias e quero rescindir.. mail: flavia_pepe_19@hotmail.com

ismael mendonca disse...



muito boa noite a todos. desde ja um bem haja por todos os comentários pois são de grande ajuda estou na mesma situação desde 2006 que ainda não me vejo livre desta situação.

agradeço que alguem me faculte a minuta para o seguinte email: ismamendonca00@gmail.com

abraço para todos e que ajudemos a comunidade a se ver livre destas situações


Unknown disse...

boa tarde,
gostaria que me enviassem a minuta de rescição com a interpass dentro dos 14 dias. fui completamente enganada ontem.

obrigada
dora.crc.pereira@gmail.com

Unknown disse...

Boa noite alguem me pode facultar a minuta de cancelamento dos 14 dias com a maior urgencia para paulodias796@gmail.com muito obrigado

Unknown disse...

Boa tarde,

Fui vitima ontem desta burla.

Podem enviar me p.f. a carta de denuncia dos 14 dias?
ivone.campos@gmail.com

Obrigada
ICampos

Maria disse...

Bom dia! Existe minuta para desistir da interpass nos 14 dias desde contrato? Enviem por favor para rosariodomingos@hotmail.com. carater urgente!!!! Obrigado. Para obde enviamos minuta? Correio Registado para morada deles?

Cláudia Marouco disse...

Também preciso da minuta com urgência.
claudiamarouco@hotmail.com
Obrigada