sexta-feira, 22 de agosto de 2008

UM ROMÂNTICO ROUXINOL CANTANTE




Quem passa no Largo das Olarias, em direcção à Loja do Cidadão, aos poucos, é invadido por uma voz forte, acompanhada pelos acordes de um pequeno órgão e cantando canções românticas de Tony Carreira, Roberto Carlos e até o último êxito de Jorge Palma “Encosta-te a mim”. Para variar vai à “brejeirice” do Quim Barreiros.
Sem o querermos, pela voz afinada do cantante, inevitavelmente somos obrigados a parar. Numa retrospectiva, olhando este quadro vivo de arte em forma de música celestial para os ouvidos de quem passa, pensamos, tal como esta pessoa, quantos bons artistas, como este, jazem pelos cantos das vilas e cidades e, num desperdício absoluto e desrespeito pela criação artística, não são aproveitados.
Tal como este, o Luís Cortês, sobrevive a troco de uma moeda, como se a arte fosse alienável por uma simples “coroa”, que, saindo do bolso de quem é mais tocado pela sensibilidade, com esse gesto altruísta, lhe permite pagar o quarto e viver, ou sobreviver, condignamente.
O Luís Cortês tem 32 anos de idade e é invisual de nascença. Para além disso tem o antebraço esquerdo decepado, “resultado de um acidente, uma queda de 18 metros, de um andar de um prédio, por causa de uma mulher, num período de grande depressão”, responde o músico às minhas perguntas. Sim, é mesmo músico encartado, segundo refere.
É também cantautor, isto é, faz as suas próprias letras e musica-as. Quem ouve as suas melodias, resultado da sua elevada sensibilidade, pensa que a canção cantada, saída da sua boca, será um qualquer original de um autor de renome.
Quando passar no Largo das Olarias, por um momento, pare, escute e olhe e, já agora, dê uma pequena moeda. Acredite, é bem merecida.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom Post.
Passarei lá da próxima vez que tiver de ir pagar uma conta atrasada à Loja do Cidadão.