segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

QUE DIA É AMANHÃ?

 

(Imagem da Web)



QUE DIA É AMANHÃ?


Amanhã é dia de Natal!
Eu quero lá saber se amanhã vai chover,
se não vai haver vinho para beber,
se esta noite, com insónia, vou dormir mal?
Amanhã é dia de Natal!
Que me importa os vetos e os recados do presidente,
o desdém, a dor de corno que alguém com isso sente,
e digam que esse comportamento só lhe fica mal?
Amanhã é dia de Natal!
Gritem à vontade contra esta maldita virulada,
contra o estado de emergência, o confinar, que são chaga,
Mas, por favor, não me desanquem a bater no meu portal,
Amanhã é dia de Natal!
Não me falem das assinaturas para a candidatura do Marcelo,
acerca do tabu, do mistério que eu não afivelo,
é um assunto, não-assunto, natural,
Amanhã é dia de Natal!
Não me embrulhem em coisas que deveriam ser religiosas,
ou outras quaisquer vontades cínicas e manhosas,

não se agarrem ao poderzinho, que parece mal,
Amanhã é dia de Natal!
Que tenho eu a ver com a queda do PSD,
se foi por erro crasso, não fui eu nem você
que contribuímos para o trambolhão e pantanal,
Amanhã é dia de Natal!
Não me enterrem no mar de angústia e tristeza,

como se este mundo lacrimoso findasse a sua natureza,

mostrem-me alegria, riam com graça, façam um arraial,
Amanhã é dia de Natal!
Livrem-me da polémica do Covid-19 e da vacina,

recuperando a fé na economia, acabando com a rapina,

não me azucrinem com a cobardia endémica, que é boçal,
Amanhã é dia de Natal!
Recordem-me o rico o cheiro à abóbora e à canela,

o pinhão que torra no forno-a-lenha, e ao lume a panela,

o leite-creme queimado pela espátula abrasada no metal,

Amanhã é dia de Natal!

Relembrem-me o Menino Jesus, e o espírito que o rodeava,

o sapatinho na lareira, o desejo da criança, nas prendas que ansiava,

o Pai Natal, a descer pela chaminé, com o seu silêncio genial,

Amanhã é dia de Natal!

Tragam-me o Natal perdido. Enviem-me um postalinho,

tenho a saudade a bater à porta desse tempo tão certinho.

o Natal é o toque na alma, o amolecer do espírito seminal,

Amanhã é dia de Natal!
Não me enviem “
boas festas”, em pacote, nas redes sociais,

como se o Natal fosse um barco à deriva em busca de um cais,

que volte depressa a normalidade, o beijo, o abraço, o celestial,

Amanhã é dia de Natal!

Sem comentários: