domingo, 27 de dezembro de 2020

LADRÕES DE PRESÉPIOS

 

(Foto de Fátima Cristina)



Segundo Fátima Cristina, membro do grupo “Mealhadenses que amam a sua terra”, na sua página no Facebook, dá-nos conta de que, num procedimento reprovável a todos os níveis, um ou mais ladrões, roubaram o presépio, constituído por seis imagens médias, Nossa Senhora, São José, o Menino Jesus, o boi, a vaca e a ovelha, em Santa Cristina, próximo da Pampilhosa.

Citando Fátima, “A Comissão da Capela e a população de Santa Cristina estão muito chocados e tristes... Roubaram o presépio da Nossa Capela...

Nesta época tão difícil para todos, em especial para os nossos velhinhos, o Presépio era um motivo de alegria.

Nunca pensámos que algo assim pudesse acontecer na Nossa pacata Aldeia, temos pena que haja pessoas que possam fazer tais ações.”

Certamente não teria sido brincadeira – a ser, foi de muito mau gosto -, mas se foi, apelamos a quem o fez que, numa noite destas de frio e neve, assim como foi levado envolvido nos braços de Morfeu – poderia até ser consequência de sonambulismo -, que seja devolvido à sua proveniência.

Como deixou transparecer a autora, não é o valor real das peças que se alude – que salvo melhor opinião, não será de grande monta -, mas o sentimentalismo imanente, a espiritualidade que este quadro, nesta época festiva de celebração da família, representa para os nossos vizinhos da aldeia de Santa Cristina.

Diz o povo no seu aforismo popular, quem, no Natal, rouba um Menino Jesus, ao longo do ano vai carregar uma cruz.

Portanto, senhor(es) ladrão(ões), para que uma brincadeira planeada não resvale para coisa muito séria, vamos lá devolver o seu a seu dono.


  E O LUSO TAMBÉM NÃO ESCAPA


Soubemos agora, também nesta data, 23 de Dezembro, foi furtada uma tábua alegórica ao Natal pintada com a imagem da sagrada família e a mensagem de “Boas Festas”.

Segundo a página da Junta de Freguesia de Luso, no Facebook, “Caros Lusenses, é com tristeza e mágoa que somos obrigados a partilhar convosco que durante a tarde de hoje, 23/12/2020, alguém decidiu roubar uma das tábuas do presépio que a população do bairro de Luso D'Além colocou no jardim da Tibéria. As fotos são da tábua que foi roubada, que já esteve colocada em outros sítios da nossa vila e que, para além da sua beleza natural, traduz a beleza do amor e dedicação das pessoas que, com carinho e entusiasmo, a criaram. Estamos solidários. Todos somos lesados. Pedimos a quem tenha algum tipo de informação sobre este acto repugnante que nos faça chegar de alguma forma. (...)





Sem comentários: