domingo, 27 de março de 2016

IGREJAS DA BAIXA ENCERRADAS EM DIA DE PÁSCOA



Com centenas, senão milhares, de espanhóis e outros turistas na Baixa hoje, dia de Páscoa, durante a tarde as igrejas, incluindo a de Santa Cruz e Panteão Nacional, estiveram encerradas. Santa Cruz, na Praça 8 de Maio, reabriu por volta das 17h00 para a homilia –e, tanto quanto me foi dado a conhecer, esteve aberta durante a manhã apenas para a missa das 11h00 e encerrou a seguir.
Já escrevi bastante sobre a necessidade de as igrejas serem uma complementaridade do património classificado pela Unesco. Até já escrevi uma carta aberta ao Senhor Bispo de Coimbra, Dom Virgílio Antunes. De pouco valeu, Dom Virgílio não liga a hereges.
Conheço mal Espanha mas uma coisa posso afirmar: do pouco que conheço das cidades que visitei, os templos estão sempre abertos para o visitante entrar, e até durante a noite, em alguns casos. Era curioso saber o que pensam “nuestros hermanos” desta medida de manter as catedrais encerradas numa cidade que é classificada como Património Mundial.
Curiosamente, o Diário de Coimbra de ontem, Sábado, em reportagem pela Baixa de Coimbra, referia o desabafo de um turista espanhol de nome Isidro Blanco em que este cidadão residente em Ourense lamentava que o posto de Turismo da Portagem estivesse encerrado no dia de Sexta-feira Santa.
Cidade rica pode dar-se ao luxo de desperdiçar, digo eu.

1 comentário:

Diogo disse...

Caro Sr. António Quintas,
Li o que escreveu sobre o dia de Páscoa… Vendo a sua opinião, tomo a liberdade de comentar. Porém, sem alimentar qualquer tipo de especulação, futura, mas apenas no sentido de fazer valer a verdade.
Num tempo, e neste caso num Domingo, em que vamos celebrar a Páscoa, a Vida, para alguns a ressurreição de Jesus Cristo, para todos e de forma em geral a Família. Assim como é feito no Natal celebra-se a união, um estreitar de laços e para muitos o trazer ou levar as famílias que estão longe todo o ano. Se devemos dedicar todos os dias ao trabalho, à alegria da vida, para a família, às amizades, é nestas alturas ao estar mais longe, mais afastado, do trabalho que é possível dedicar o tempo com maior cuidado e atenção á família. Com normal conhecimento mais portugueses vão e em família no Domingo de Páscoa à Igreja, fazer parte desta festa que é a Ressurreição. A igreja de Santa Cruz, que se refere, e Panteão Nacional está todo o ano de portas abertas para bem receber quem a deseja visitar. São os mesmos homens que neste dia pretendem dedicar inteira atenção à Páscoa, às suas próprias famílias e merecem esse tempo.
Coimbra que é “Património Mundial” …, também o é por o trabalho dessas pessoas que olham, ajudam a preservar, estudam, dão a conhecer estes monumentos. Durante todo o ano e em vários casos, esporadicamente como é de bons modos, até durante a noite. Actualmente, na Cidade do Mondego, o visitante para além de poder entrar no monumento é lhes oferecido um serviço para que saia mais rico culturalmente. Claro através da interpretação – artística, histórica, simbólica. Como é feito na Catedral de Santa Maria de Coimbra e em Santa Clara-a-Nova.
Bem, a certa altura refere: “… manter as catedrais encarradas…”; esta afirmação torna-se, de todo, uma falácia. Assim como só existe uma Papa, um Bispo, um Rei ou um Primeiro-Ministro, uma Câmara Municipal, também só existe uma Sedis Episcupus, só existe uma Sé, só uma Catedral. Essa é parte integrante da existência de uma cidade, reconhecida pela sua história, memória e o Papa como primeira e última instância reconhece-a.