terça-feira, 29 de março de 2016

DESCENTRALIZAÇÃO DA FEIRA DE ARTESANATO EM ABAIXO-ASSINADO



Por iniciativa de Rosário Judas, proprietária do estabelecimento Namib, uma loja de pronto-a-vestir, na Rua Visconde da Luz, está a decorrer um abaixo-assinado para descentralizar a Feira de Artesanato Urbano, que se realiza ao segundo Sábado de cada mês no espaço geográfico entre a Praça 8 de Maio e o Largo da Portagem.
Segundo a Rosária, “esta minha iniciativa tem a ver com o caso de ter verificado que, nas últimas edições, os vendedores parecem estar cada vez mais concentrados em frente aos nossos estabelecimentos. Entalados como sardinhas em lata, por tão juntinhos se manterem, obliteram, tapam, completamente as nossas montras e até a entrada das lojas. Neste dia do certame é certo e sabido que para os estabelecidos não há negócio. Ainda pensei em encerrar no dia da feira mas, depois de conjecturar sobre o assunto, acabei por chegar a uma possibilidade de, alargando o perímetro da acção, todos ganharem.
Como sei que há muitos anos os comerciantes das ruas estreitas se manifestam contra o facto destas iniciativas se realizarem todas e sempre no mesmo local, ou seja, nas ruas largas, por que não estender este evento desde o Largo da Portagem à Rua de Sargento-mor, Praça do Comércio, Rua Eduardo Coelho, Largo do Poço, e Ruas da Louça e do Corvo e até à Praça 8 de Maio? Ao mesmo tempo, convidamos os comerciantes fixos a colocarem nesse dia uma banca com os produtos que vendem à frente dos seus estabelecimentos. É uma forma de participação partilhada neste evento tão importante para a revitalização da Baixa.
Perguntas-me se o facto de, na parte de baixo, as artérias serem mais estreitas não vai complicar? De modo nenhum. Repara que há muitas lojas encerradas e, naturalmente, será nestes espaços vazios que se colocam as bancas de vendedores. Pensa comigo, homem de Deus: “se vocês se queixam de falta de passantes ao Sábado e nós temos até de mais, não achas que está correcta a forma de distribuição? Vais assinar, não vais?”
Concordo completamente com a Rosário. Tenho a certeza de que é uma boa solução. Aos sábados, sobretudo durante a tarde, estas ruelas estreitas transformam-se num deserto. Ora, a meu ver, estamos perante uma boa solução. Todos ficam a ganhar. Por isso mesmo, por que o reivindicado é abrangente e beneficia todos, vou assinar.

Sem comentários: