sábado, 19 de julho de 2008

A CANONIZAÇÃO DE FAUSTO CORREIA



Há cerca de um mês a centenária Praça Machado de Assis, junto ao Café Trianon, em Coimbra, passou a ser chamada de Praça Fausto Correia, recentemente desaparecido do mundo dos vivos, ex-administrador da RDP, candidato à Câmara de Coimbra pelo Partido Socialista e representante do mesmo partido no Parlamento Europeu desde 2004.
Depois de imensos artigos lacrimejantes, nos jornais da cidade, alusivos à memória de Fausto Correia, falecido a 9 de Outubro de 2007, hoje foi a vez de ser homenageado pela Federação de Coimbra do PS, através de um busto em bronze.
Nos “mentideros” da Federação corre o boato à boca-cheia que, depois de tantas provas de reconhecimento sentido, de tantas lágrimas vertidas pelos outrora inimigos, e com o culminar do descerramento de hoje, “agora só falta a candidatura à Congregação Para a Causa dos Santos do Vaticano”, tendo em vista a canonização do mártir trabalhador-político-partidário, segredava, em “off”, um destacado filiado do partido ao meu amigo “Manel” Totó.
“Ó “Manel”, não divulgues, mas o processo até já está muito adiantado”, referia o partidário da rosa. “Posso garantir-te que a etapa preliminar à beatificação, a declaração da heroicidade de virtudes, foi entregue ao deputado, “cardeal”, Victor Baptista, que, cá para nós, movimenta-se muito bem nos corredores do Vaticano. Há quem diga que trata o Ratzinguer por papá (Papa em italiano). Dizem que o trata por tu. Como vês ó Totó a beatificação está no papo!”, prossegue a fonte anónima do PS.
“O Fausto era um homem probo, de uma honradez e de uma seriedade acima de qualquer suspeita, tinha um grande humanismo, um grande sentido de tolerância, de solidariedade e de justiça, a que juntava mais três qualidades políticas: a coragem, a coerência e a memória. Todas elas o impediram de atraiçoar amigos, colegas de partido e até ideais, já viste tanta qualidade humana num homem só?”, interrogava o anódino e anónimo “porta-voz” do partido do governo ao “Manel” Totó. “Está de ver que o homem era Santo, só podia,”, continua o correligionário do desaparecido eurodeputado. “E repara nem é muito difícil de provar as virtudes do Faustito, estão à vista de todos, só não vê quem não quer. Como é que tu pensas que o Pina Prata, sendo do PSD, passou para a oposição na autarquia? Ah, pois! Encolhes os ombros? Não sabes, não é?”, continua o intrépido simpatizante da rosa, “nunca davas um bom político como eu, para estas coisas da partidarite é preciso ter faro e tu não tens, mas passando à frente. Foi o Fausto, ainda era vivo, que convenceu o vereador e ex-vice-presidente da Câmara a passar-se para a oposição. Abanas a cabeça? Não acreditas em mim? Pois é! Engoliste direitinho aquela história do Encarnação, contada nos jornais, na presunção de que o Pina tinha mais ambição do que barriga. Homem de Deus, como tu és ingénuo. Foi o Fausto que o convenceu a passar-se para o lado do contra. Se reparares com atenção, nas últimas sessões de Câmara, o Pina está “possesso”, está tomado pelo espírito de Fausto, contra o Carlos da Rua das Fangas. Homem, aquilo é milagre, não tenhas dúvidas. Só não vê quem não quer!”, prossegue o homem da Rua Oliveira Matos em surdina para o “Manel” Totó.
“Queres mais? Queres? Olha, por exemplo, isto do metro de superfície, toda a gente dizia que “aquela coisa” nem um centímetro andava, que nunca iríamos ter aquele transporte. O que é que aconteceu? Veio a Coimbra a secretária dos transportes, a camarada Paula Vitorino, e, preto no branco, afirmou que até 2011 a cidade iria ser retalhada a metro. Desculpa, queria dizer que iria ser atravessada pelo metro. Ó Totó, toma lá mais esta: a quem atribuis tu esta mudança de agulha? É claro que aí anda o espírito do Fausto! Então não se vê? Sem dúvida nenhuma que é outro milagre!
Não rias escarninho ó “Manel”, que até me ofendes! Não me venhas cá dizer que esta mudança de atitude do governo, para Coimbra, tem a ver com as eleições de 2009. Nada disso! Aqui anda milagre, homem!”

4 comentários:

Egídio Peixoto disse...

Quem pensa que é, para falar assim de Fausto Coreia.
Sr. não devia ousar falar em quem não se pode defender e muito menos canonizar alguém.
Penso que na psiquiatria existe gente com mais destreza intelectual!...

Egídio Peixoto disse...

Depois, existe censura no blog...
tem de ir aprovação os comentários! Lindo que falta de moralidade...

LUIS FERNANDES disse...

Senhor Hegídio Peixoto não preciso de me julgar muito para além do que sou -pessoa, apenas e só- para falar de Fausto Correia, de Nossa Senhora de Fátima, ou até de Jesus Cristo.
Se este meu escrito lhe causa algum engulho só me resta lamentar, mas não é por isso que deixo de pensar da mesma forma. Ou seja, neste obsessivo culto da morte está-se a cair no ridículo e no pacovismo regional e nacional.
Pense um pouco. Não tenho dúvidas de que é uma pessoa de bem e, lá no fundo, concorda comigo.
Quanto à aprovação de comentários, lamento também, está a ser injusto e, como tal, não me merece comentários.

LUIS FERNANDES disse...

Esqueci-me de referir que felizmente, em destreza intelectual, o senhor é o meu paradigma. Quanto à aferição, gostava de saber a bitola com que se rege, deixou-me curioso. Quando não concorda com os pontos de vista do seu semelhante, insulta-os. Dou-lhe os meus parabéns senhor Egídio Peixoto. Conheço o género, infelizmente vulgar.