quinta-feira, 8 de maio de 2008

UM SUICÍDIO ANUNCIADO



(imagem retirada do blogue "O Piolho da Solum")


Segundo os dois diários da cidade, Diário as Beiras e Diário de Coimbra, um estudante de 25 anos morreu ontem à tarde vítima de uma queda do 5º andar de um prédio situado na Rua do Brasil, em Coimbra. Este estudante, natural dos Açores, deixou uma carta aos pais para explicar o seu derradeiro gesto atentatório contra a sua vida.
Se a memória não me falha, esta é a segunda morte, por suicídio, só este ano, por alturas da festa da Queima das fitas. Creio que todos os anos há pelo menos uma morte de estudante por esta altura da Queima. Apesar de existir um serviço de apoio psicológico –SOS-Estudante, com o telefone 808200204- desde 1997, a verdade é que quem precisa pouco recorre. Segundo Filipa Craveiro, em declarações ao Diário as Beiras, “os estudantes recorrem pouco à linha SOS…têm receio de que quem os atende do outro lado lhes reconheça a voz”.
Ora, a ser assim, tendo Coimbra uma das melhores faculdades de Psicologia do país e, reconhecidamente, com os melhores psicólogos como professores, como entender este “desleixo”e incúria em torno da vida de tantos estudantes que, num acto tresloucado, sucumbem anualmente na cidade? E que tal uma tese de mestrado, procurando as causas do suicídio exactamente no período da Queima das Fitas? Fica a chamada de atenção.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esse jovem estudante tem nome e é leonardo e ele teve as suas razoes para fazer o ke fez , ninguem se mata por matar mas para fikar em paz!!!

Anónimo disse...

O suicidio numa idade tenra é grave, aliás muito grave!
Não precisava de se apresentar como anónimo aqui ninguem quer mal a ninguém. É um tema sensivel mas não é por isso que deve ser deixado num canto.. Acho que se deve falar dele.
Pelo menos as pessoas poderam ter oportunidade de pôr os seus pensamentos e dizer o que acham.
Pessoalmente, numa forma geral, acho um acto de cobardia... É sempre mais fácil optar pelo caminho mais simples e indolor. De certeza que o jovem não terá mais dor nesta vida mas seus pais iram carregar todos os dias das suas vidas com ela.. Teremos o direito de magoar desta forma entes queridos? Por amor de Deus! Ai de mim por meus pais e pessoas que me amam!
Então e as pessoas com deficiencia, cegos, surdos, etc... Que pensaram eles ao ouvir falar em acontecimentos como este... Temos que saber dar valor à VIDA só assim a poderemos respeitar. Quando se é jovem é mais fácil mudar de vida. Pegue-se num comboio e se recomece tudo de novo num lugar diferente. Há sempre soluções. Todos nós temos um Herói dentro de nós. Deêm-lhe voz!
Foi com grande tristeza e surpresa que recebi a noticia!
Os meus pêsames aos pais, familia e amigos.