quarta-feira, 15 de outubro de 2014

VAMOS MAS É REZAR!



CONVÉM TOMARMOS ALGUMA ATENÇÃO POR AQUI, PELA BAIXA.
É MELHOR COMEÇARMOS A REZAR




A partir da madrugada de amanhã, a região Litoral Norte do país será afectada por precipitação intensa e constante, que se deverá prolongar pelo menos até dia 17 (sexta-feira). Esta situação, potencialmente perigosa pelos acumulados previstos, que poderão exceder os 100 mm diários, levou o IPMA à emissão de, para já, pré-avisos laranja para os distritos de Viana do Castelo e Braga, motivados por "Períodos de chuva forte e persistente", vigorando a partir das 03:00 UTC de amanhã (dia 15), e até às 23:59 do mesmo dia. A designação exposta serve também para os pré-avisos amarelos existentes, que se deverão estender até ao final do dia 16.
O vento também marcará presença com rajadas fortes, podendo atingir os 90 km/h nas terras altas, levando igualmente à emissão de pré-aviso amarelo para todos os distritos salientados, com término no final de dia 16.
No que toca à ondulação, os grupos Ocidental e Central encontram-se sob aviso amarelo até às 22:59 UTC devido a "Ondas de noroeste de 6 a 6,5 metros". A partir de amanhã, e progressivamente e ao longo de dia 16, a Costa Norte da ilha da Madeira, a ilha de Porto Santo, e todos os distritos do litoral continental entrarão em aviso amarelo, tendo também em conta a ondulação, que poderá atingir 4,5 metros.
---
Na imagem, a linha superior apresenta o valor acumulado de precipitação previsto pelo modelo WRF, e mm, a partir do dia de hoje e até à data descrita acima de cada um dos mapas. Na linha inferior, a primeira metade dedica-se à mesma temática, embora a previsão seja agora a cargo do modelo GFS.
---
Seguimentos em directo: http://bit.ly/qBGGmA

Sem comentários: