sexta-feira, 18 de novembro de 2022

SIC: “QUANDO O ÓDIO VESTE FARDA”, OU QUANDO SE PROCURA CONFUNDIR A ÁRVORE COM A FLORESTA

 



Em resultado de uma investigação de um Consórcio de Jornalistas, a SIC apresentou em dois episódios, ontem e hoje, uma grande reportagem sobre 591 operacionais da PSP e da GNR que, através das redes sociais em grupos de acesso restrito, praticam crimes de ódio, em expressões pouco consentâneas com o Estado de Direito...

Confesso que fiquei mais baralhado do que esclarecido.

Se calhar fui só eu...

Pareceu-me que faltou ali qualquer coisa… sei lá, talvez o contraditório não fosse muito esclarecedor…

É como se, nestas duas peças, houvesse uma “mãozinha invisível”, manhosa, a querer vender-me a intenção de me fazer alinhar num pensamento único e manipulador, sem reflexão, de que todos os agentes da PSP e militares da GNR são racistas, segregacionistas, xenófobos e misóginos…

São 591 agentes… Nem vou escrever “apenas”… para que os puristas não me executem com a retórica de que não deveria haver nenhum. De repente lembrei-me que não vivemos numa sociedade ideal...

O que sei dizer é que fui ver o número total de agentes da PSP e militares da GNR que existem em Portugal…

Segundo a Pordata, na PSP existem 20,805; na GNR há 21,995…

Ou seja, num total de 42,800 agentes há 591 que se portam mal…

Ora, fazendo as contas dá uma percentagem de 1,380%…

Há qualquer coisa que não bate certo… para mim, evidentemente…

Não parece que estão a confundir a árvore com a floresta?



1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia, para mim será sempre menos desprezível usar o "apenas" , nos 591 agentes do que nos 400 casos de pedofilia da Igreja, como fez o nosso Presidente da República... Ou ainda mais recentemente nos casos das 6500 mortes no Catar,... "Esqueçamos isso...."