sábado, 19 de novembro de 2022

MEALHADA: O MEU É MAIOR QUE O TEU

 





(Até agora com três médias-superfícies comerciais em funcionamento
 (com uma área inferior a  2.000 m2), o Intermarché, o Lidl 
e o Pingo Doce, e muito em breve o Aldi, vai surgir uma
 grande superfície, o Continente, com um espaço de venda
 com 2.998m2)

Nos últimos dias, certamente, muitos automobilistas que passam na estrada 234, que liga a Mealhada ao Luso, se interrogaram do facto de estarem a ser cortadas largas dezenas de larangeiras na margem direita, de quem vai da cidade do leitão para a vila nascente da água pura.
Ao que parece, segundo o Diário as Beiras, embora sem especificar o local com precisão, vai ali nascer uma grande superfície da marca Continente. 
Citando o jornal, "Em outubro último, entretanto, deu entrada na Câmara da Mealhada um novo PIP (Pedido de Informação Prévia). Desta vez, a localização é desafogada e apresenta perspectivas estruturantes para o crescimento sustentado da cidade.
O terreno escolhido junto à EN 234, de 15 mil metros quadrados, vai integrar a área de construção da loja (2.998 m2) e serviços de apoio, o espaço de estacionamento e as vias de acesso. Ao todo o promotor do grupo Sonae anuncia a criação de 88 postos de trabalho diretos e mais 150 indiretos.
No âmbito da cooperação com os serviços da autarquia, o promotor contempla na sua proposta a construção de uma nova rotunda na EN 234, que dará acesso à zona escolar. Em complemento, propõe-se construir uma alameda pedonal e ciclável, de ligação à zona do cineteatro, em pleno centro urbano -obra que envolve ainda uma importante intervenção de melhoramentos da atual passagem inferior à Estrada Nacional 1.
(...) O presidente da Câmara da Mealhada confirma a entrada de dois PIP com vista à instalação do Continente. "Os serviços estão a analisar as duas localizações e a possibilidade de implantação", adiantou António Jorge Franco, sublinhando que a instalação de grandes superfícies "tem sempre impacte na economia, no desenvolvimento do território e na capacidade de resposta aos anseios dos munícipes".

E...

Continuando a citar Paulo Marques, do Diário as Beiras, "Há cerca de um mês abriu uma loja do grupo Jerónimo Martins. Em breve, anuncia-se a abertura de uma outra, do grupo alemão Aldi.
(...) Na Mealhada, como se sabe, o mercado das grandes superfícies comerciais - das médias superfícies comerciais, corrigimos nós - viu o Pingo Doce, junto à antiga N1, frente à Escola Secundária, juntar-se aos já existentes Intermaché e Lidl. Aprovada está, também, a instalação do Aldi, num terreno adjacente à Quinta da Nora, ao lado da rotunda do cineteatro.
Para o Continente, os contactos datam ainda do mandato anterior da câmara, na altura, recorde-se, o executivo liderado por Rui Marqueiro recebeu, e rejeitou, uma proposta para a instalação de um Modelo Continente num terreno nas traseiras do cineteatro Messias. Em causa a enorme congestão que já existe nesta área da cidade, onde se encontram equipamentos, como a igreja, os bombeiros, dois jardins de infância e a GNR, para além do teatro e outras duas superfícies comerciais: o Lidl e o futuro Aldi."




Sem comentários: