quinta-feira, 10 de novembro de 2022

MEALHADA: A REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL FOI ONTEM (2)


 




já se encontra concluído novo concurso

para a concessão do bar da Alameda.

Mas, ao que tudo indica, parece que o

empreendimento está embruxado.”



A reunião da Câmara Municipal, depois de um começo algo inesperado, agora numa paz talvez imposta pelas circunstâncias, prosseguia o seu caminho.

Rui Marqueiro, ex-presidente da edilidade e agora chefe da oposição e eleito pelo Partido Socialista, pediu a palavra para dizer que defende que o concelho de Mealhada passe para Coimbra. E rematou: “Está na nossa mão”.

Filomena Pinheiro, em resposta, puxou à sua bancada o tema “Bombeiros” – que já tinha sido badalado por José Calhoa. Disse a vice-presidente: “tudo fazemos para que os Bombeiros Voluntários desempenhem a sua missão.

Mas disse mais: no Rally Legends, (…) os Bombeiros Voluntários de Mortágua estavam presentes gratuitamente; os Bombeiros Voluntários de Penacova estiveram presentes gratuitamente; os Bombeiros Voluntários de Mealhada exigiram um balúrdio. Depois de negociado o valor desceu, mas foram... ultrapassou um milhar de euros. Isto para dizer que não ficámos bem na fotografia (…)

No decurso da sessão, onde se viu a falar ao telemóvel, foi dito por Filomena Pinheiro que o presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mealhada estava a ligar-lhe. E acrescentou: “(…) e está-me a informar… que a informação que eu dei, relativamente à participação dos bombeiros, e ao pagamento e não pagamento, não é verdadeira, porque todos se regeram pela mesma tabela. (…) Estava a dizer ao senhor Nuno Canilho que na realidade todos se regeram pela mesma tabela… não sei se é verdade, se é mentira, mas tenho de dar esta informação.


COMO É QUE É?


Com este inusitado telefonema para o executivo, em plena sessão, do presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários e tornado público no momento pela senhora vice-presidente, Filomena Pinheiro, várias questões se levantam:


1 – salvo melhor opinião, para além de informal e vazio de fundamentação legal, constitui um precedente perigoso permitir a interrupção e intervenção de alguém, seja um cidadão, seja uma entidade visada na reunião em curso, mesmo até para defesa da honra. Para isso está consignado no Regimento o período atribuído ao público, a partir das 10h00, na sessão seguinte, obviamente.

Os Bombeiros, com todo o respeito que lhe é devido, não estão acima do tratamento que é aplicado ao cidadão comum.

As Reuniões da Câmara Municipal têm um Regimento pessoal e orientador que é bem claro.

2 – Os subsídios atribuídos pela Câmara Municipal aos Bombeiros Voluntários de Mealhada e de Pampilhosa precisam urgentemente de serem clarificados. E sobretudo explicar aos munícipes a diferença entre seguros de acidentes pessoais, que são considerados, e seguros de frota, que se considera fora da cobertura.


E VAMOS PARA O PERÍODO DA ORDEM DO DIA


Ficamos a saber que já se encontra concluído novo concurso para a concessão do bar da Alameda. Mas, ao que tudo indica, parece que o empreendimento está embruxado. Foi dito que um dos concorrentes preteridos invocou conluio, concertação nas ofertas entre outros concorrentes.

No ponto 10 -Proposta de tarifários dos serviços de água, saneamento e resíduos para o ano de 2023 – pela voz de Franco, ficámos também a saber que o aumento era inevitável.

A proposta para aprovação no executivo era entre 4, 5 e 6 por cento. Alegadamente, se fosse dada ordem de quitação em 6 por cento, mesmo assim, o município terá um défice anual estimado de 270 mil euros; se fosse aprovado em 5 por cento, o prejuízo municipal será de 300 mil euros.

Com um redobrado apelo de Franco à restante vereação para ser aprovado na percentagem de 5 por cento, como sendo a menos má para a edilidade, a proposta foi aprovada por maioria.

A mostrar alguma descoordenação, que não se entendeu muito bem, foi a votação da bancada socialista: Marqueiro votou contra; José Calhoa absteve-se; e Sónia Leite votou a favor.


Entretanto, ficámos a saber também que no próximo dia 28 haverá uma reunião extraordinária.


TEXTO RELACCIONADO


"Mealhada: A reunião da Câmara Municipal foi ontem (1)"


Sem comentários: