quarta-feira, 29 de agosto de 2018

EDITORIAL: ESTES ELEITOS FAZEM-ME ERIÇAR OS CABELOS

(Imagem de Leonardo Braga Pinheiro)



Não se pode demitir estas pessoas por inépcia, pois não?
Então, nesse caso, façam um favor à cidade que os elegeu:
abandonem o cargo com o máximo de urgência!


1 - Conforme foi público em notícia, alegadamente, em Julho o primeiro-ministro lançou os concursos para as obras de requalificação do IP3, que liga Coimbra a Viseu. Segundo o anunciado, num investimento de 134 milhões de euros, em construção prevista para o ano, em 2019, vão realizar-se sobre os 75 quilómetros do IP3 e transformar 85% da estrada em perfil de auto-estrada, sem portagens e com duas faixas.
2 – Ontem, no executivo municipal, numa inédita aliança (que pelo precedente até se elogiava se fosse bem sucedida), o movimento Somos Coimbra aliados à coligação Mais Coimbra (PSD/CDS-PP/PPM/MPT) apresentaram uma proposta para que o município defendesse a construção de uma auto-estrada em vez de apoiar a reconstrução do Itinerário Principal entre Coimbra e Viseu.
3 – Passando à frente da análise sobre se é certo ou errado o que a oposição em bloco pugnava – já que isso ficará sempre no campo subjectivo de cada um – vou incidir sobre o comportamento dos partidos institucionais na hora da votação. Lembro que a proposta foi apresentada pelo movimento Somos Coimbra e a coligação Mais Coimbra.
4 – Segundo os jornais da cidade, nomeadamente o Notícias de Coimbra, “(…) A proposta foi chumbada com quatro votos contra do PS e um da CDU, numa altura em que Manuel Machado estava ausente da sala das sessões.
Aqui podemos perguntar: a que título é que o presidente do executivo se ausentou? Foi por uma razão aceitável? Até poderia ter sido, mas cheira a estratégia, a fazer lembrar a falta do vereador comunista, Francisco Queirós, numa recente votação importante para a cidade.
5 – Passemos aos vereadores da oposição. E citemos novamente o Notícias de Coimbra: “A favor votaram os dois vereadores do movimento Somos Coimbra (José Manuel Silva e Ana Bastos) e Madalena Abreu da coligação Mais Coimbra.
Paulo Leitão, da coligação Mais Coimbra, não esteve presente nesta reunião, nem foi substituído, pelo que a coligação ficou reduzida a 3 representantes.
Registou-se ainda uma abstenção de Paula Pego, da coligação Mais Coimbra, uma das forças políticas subscritoras do documento!
6 – Ou seja: um dos promotores da iniciativa em forma de proposta, a coligação Mais Coimbra, não teve um vereador presente, Paulo Leitão, e outra sua representante, Paula Pego, absteve-se -depois de tomar conhecimento e aprovar o documento do seu grupo parlamentar.
7 – Com muita indignação, pela parte que me toca enquanto eleitor e munícipe, pergunto: O QUE É ISTO?
Será que estes prováveis dignitários e representantes do povo não têm vergonha por não cumprirem com eficácia o contrato para que foram mandatados?
8 – Não se pode demitir estas pessoas por inépcia, pois não? Então, nesse caso, façam um favor à cidade que os elegeu: abandonem o cargo com o máximo de urgência!
Escrevo por mim: não me servem! E aqui também estou a incluir o vereador da CDU pela recente ausência em que não se fez substituir numa votação importantíssima para Coimbra.




Sem comentários: