sábado, 4 de agosto de 2018

BAIXA: II MOSTRA DE ESTÁTUAS VIVAS.





Hoje, Sábado, está decorrer na Baixa a II Mostra de Estátuas Vivas. Durante a manhã, depois das 10h00, com cerca de 30º graus Célsius e com um calor já abrasador, adivinhava-se o sacrifício e a dificuldade dos performers em conseguirem manter a postura e desenvolverem o melhor resultado. Mas a verdade é que, sobre o trabalho apresentado, estão todos de parabéns, incluindo o organizador, o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra.
Apenas como curiosidade, e passando o lado irónico - talvez para mostrar que há pessoas capazes de tudo – próximo do meio-dia, à artista que desempenhava o papel de aguadeira, enquanto foi beber água, furtaram-lhe a bilha.
Durante a manhã, apesar da canícula, a Baixa esteve movimentada com os transeuntes a visitarem os artistas entre a Câmara Municipal, o Largo da Portagem, Praça do Comércio, alguns largos e ruas estreitas.
Pelo que me foi dado aperceber, de certo modo, no geral, o comércio alheou-se desta segunda mostra de pessoas inertes a desempenharem várias figuras, históricas, do passado e do quotidiano. Apesar disso, da distração comercial, seria de supor que durante a tarde poucas lojas estivessem abertas. Pois, com um enorme assobio de admiração, às 15h30, quando o termómetro da Farmácia Universal, em frente a Câmara Municipal, marcava 41º graus Célsius, na Rua da Sofia estavam abertas 5 lojas comerciais e o Centro Comercial Sofia. Mais à frente, ao lado do Pingo Doce, estava também o Centro Comercial Arnado.
Entre a Praça 8 de Maio e o Largo da Portagem estavam abertos 37 espaços comerciais – exceptuando cafés e restaurantes.
Entre o Largo da Portagem, Praça do Comércio, pequenos largos e ruas estreitas até à Avenida Fernão de Magalhães estiveram a atender clientes 30 estabelecimentos dedicados ao comércio dito tradicional.
Uma boa surpresa neste Agosto de calor a contragosto, remataria eu este texto.



Sem comentários: