segunda-feira, 9 de novembro de 2015

UMA TRAGÉDIA EMINENTE, ENORME, NA RUA DO VISCONDE



Cerca das 17h00, a pacatez da Rua Visconde da Luz foi quebrada pela sirene de um autotanque dos bombeiros, com escadas e canhão de água, e acompanhado com cerca de, creio, meia-dúzia de soldados da paz. O caso, tendo em conta a sua perigosidade latente, não seria para menos. Tratou-se de um grandessíssimo incêndio, na via pública, de extraordinárias proporções… dentro de uma papeleira de oitenta centímetros de altura por 45 de diâmetro. Tendo em conta que não esteve presente o responsável da Protecção Civil, e para um sinistro de tão grave ameaça, o combate às chamas correu muito bem. Para além dos danos psicológicos causados ao Mefistófeles –o gato da menina Etelvina, moradora nas proximidades-, que, pelo susto, apanhou um tremendo trauma e, mais que certo, obrigará a uma série de consultas de psicoterapia –o que, legitimamente, será mais uma reivindicação do deputado do PAN, Partido dos Animais, para levar e defender na bancada da Assembleia da República-, o funesto acontecimento até decorreu conforme o previsto.
Para além de tudo isto, salienta-se o impressionante desapego e espírito de cidadania do lojista que deu o alerta –se calhar até influenciado pelo cartaz dos Cidadãos por Coimbra colado ao lado e a apelar para as “jornadas cidadãs”, que decorreram neste último Sábado. De aqui, deste cantinho escondido da cidade, e longe de mim estar a levar um caso desta seriedade para a galhofa, proponho que, em recompensa pelos elevados trabalhos em prol da cidade, lhe seja atribuída pela Empresa Águas de Coimbra um ano inteirinho de consumo de água gratuito e acompanhado com um jarrinho em plástico para que em futuros incidentes como este possa, por si mesmo e num só pacote, ser a denúncia e o bombeiro ao mesmo tempo.


TEXTO RELACIONADO

"Um comentário recebido e uma resposta"



2 comentários:

marco disse...

caro amigo luis fernandes,li o seu post e não posso deixar de comentar...por acaso o amigo sabe o que teram dito quando deram o alerta!?..por caso sabe se disseram que era um fogo e passo a citar as suas palavras " Tratou-se de um grandessíssimo incêndio, na via pública, de extraordinárias proporções… dentro de uma papeleira de oitenta centímetros de altura por 45 de diâmetro" ou se teram dito que eram um fogo na rua visconde da luz?....pergunto eu,ja que não percebo nada disto....muitas das vezes quando as chamadas caiem nos quarteis de bombeiros é uma alerta para um tipo de situação e depois quando se chega ao local,a situação e completamente diferente da que foi alertada...na minha opinião foi um post um pouco triste....cada vez se ve mais as pessoas so darem o devidos valor aos agentes de proteccao civil (bombeiros,gnr,psp,etc) quando realmente precisam....espero que não nunca tenha uma situação em que seja preciso chamar esses grandes homens e mulher,porque podem quebrar a pacatez com as sirenes e tudo mais....

Anónimo disse...

Parece-me que a crítica será mesmo mais para quem ligou do que para os bombeiros, que foram cumprir a sua missão.