segunda-feira, 21 de setembro de 2015

PÁGINA DA BAIXA (X)





IMAGEM E EDIÇÃO: ALEX RAMOS
LOCUÇÃO E REALIZAÇÃO: LUÍS FERNANDES


PÁGINA DA BAIXA ESPECIAL


AVALIAÇÃO DO NOSSO PROVEDOR DO LEITOR



PONTOS FORTES DESTE VÍDEO:

-Mais uma vez se mostra que os mentores deste trabalho “pro bono”, constituídos por Alex Ramos e Luís Fernandes, dando muito do seu tempo, levam até si, leitor, um pouco do que se passa na zona histórica. De certo modo tentando preencher uma lacuna -que é ouvir pessoas interessadas e com larga experiência no sector a que pertencem-, vão fazendo o que podem para trazer ao de cimo o que se pensa sobre o presente e o futuro da Baixa. Porque, verdadeiramente, só quem está com as mãos na massa sabe o que custa e como fazer um pão.
-De salientar as declarações de Henrique Ramalhete, comerciante e cidadão exemplar na defesa da Baixa e das questões políticas que possam levar à alteração do marasmo a que foi condenada, sobretudo, na última década. Com afirmações sempre desenvoltas, sem receio de magoar, espelha bem o que lhe vai na alma. Ramalhete esteve igual a si mesmo e como sempre o conheci até agora. Se todos os comerciantes, como ele, dissessem o que pensam, estou em crer, o comércio estaria bem melhor.
-A desinteressada e fantástica realização do Márcio Ramos (mais conhecido como Alex nos meios video-gráficos) e a merecer, pelo público, um segundo olhar. Já que não ganha nada, deveria ter um aumento de ordenado para cinco vezes mais por parte do director do blogue. Mais que certo, até aposto, este bom colaborador continua a ser vilmente explorado pelo realizador.

PONTOS FRACOS:

-Infelizmente, segundo informações públicas –mas pouco publicadas- chegadas até mim pelo relações-públicas do blogue, parece que de aqui para a frente esta “página da Baixa” passa a ser publicada de vez em quando. Passa a ser assim como o presidente da Câmara Municipal que, apesar de estar na Baixa, só a visita em tempo de eleições.
Não pense o leitor que esta alteração tem a ver com o pouco interesse que os ouvintes manifestaram. Nada disso! Antes pelo contrário! O sucesso foi tão grande que a Disney contactou o Márcio Ramos para integrar a equipa de filmagens da saga “Star Wars” –só para lembrar, esta série da Guerra das Estrelas foi produzida por George Lucas, que não sei muito bem mas está ligado pelo genes, cromossomas, ao Ramos. Daí já se perceber o grande talento do nosso colaborador. Portanto, ninguém desespere que, volta e meia, haverá mais, mas, se alguém tiver uma crise de ansiedade, nada melhor do que acender uma velinha à Senhora dos Aflitos, rezar um rosário, um terço, na Igreja de Santa Cruz, ou, para melhor efeito prático, uma ida a Fátima a pé, em promessa. Uma destas medidas funciona sempre.
-O entrevistador continua a precisar urgentemente de uma professora de comunicação. Está cada vez pior! Então, desta vez, com um penteado à “totó”, Deus nos livre! Porque é que não arranjam uma gaja boa, de mini-saia e com um bom decote, aberto até ao umbigo?  Subiam logo as audiências e sempre era um prazer visual. Pelo tartamudear constantemente, pelo arrancar de palavras a saca-rolhas, pela imagem anafada e de rústico, pedimos desculpas aos nossos leitores/ouvintes/espectadores. Mudem de canal depressa! Levem este tipo para outro lado! Vá contar votantes indecisos para uma mesa de voto nas próximas eleições. Sei lá! Em minha opinião, Esta amostra de “pivot” deveria deixar estas aventuras e continuar na escrita ou, se calhar, dedicar-se a cuidar mais da sua vida. Esta aventura não é para ele. A falta de competência é gritante. Mais, está a tirar o lugar a quem sabe fazer. Cada cliente (leitor do blogue) que consegue chegar ao fim do vídeo –que é mais chato que ouvir o debate entre Costa e Passos Coelho nas televisões generalistas - e gramar o emplastro de amostra de jornalista, deveria ter direito a um almoço na reputada casa típica “O Márcio”, na Rua da Sofia.


VÍDEOS RELACIONADOS

"Página da Baixa (IX)"
"Página da Baixa especial ( 2.ª parte)"
"Página da Baixa especial  (1.ª parte)"
"Página da Baixa (VII)"
"Página da Baixa (VI)"
"Página da Baixa" (V)"
 "A Página da Baixa (IV)"
"A Página da Baixa (III)"
"A Página da Baixa (II)"
"A Página da Baixa (I)"


Sem comentários: