quarta-feira, 30 de setembro de 2015

"DIÁLOGOS À ESQUERDA: QUE UNIDADE?"

foto debate



(Recebido por e-mail)


"A candidatura cidadã LIVRE/TEMPO DE AVANÇAR pelo círculo eleitoral de Coimbra, organizou um debate sobre “Diálogos à Esquerda: Que Unidade?”
A sessão, que decorreu no foyer do Teatro Académico de Gil Vicente, foi moderada por José Reis, cabeça de lista da candidatura em Coimbra, e contou com a participação de António Arnaut, mandatário nacional do Partido Socialista, Jorge Leite, independente, apoiante do Bloco de Esquerda nestas eleições, e Rui Bebiano, candidato de LIVRE/TEMPO DE AVANÇAR.
Foram igualmente convidados os cabeças de listas em Coimbra da CDU e do Bloco de Esquerda, que declinaram o convite por entenderem não ser este o momento adequado para debater o tema, declarando-se, no entanto, disponíveis após as eleições.
As intervenções, quer dos elementos da mesa quer de outros participantes, convergiram especialmente em dois pontos: por um lado, na extrema dificuldade, historicamente registada, de se estabelecerem compromissos e convergências entre as diversas formações de esquerda, em questões de natureza não circunstancial. Por outro lado, na absoluta necessidade de se estabelecerem pontes que permitam o diálogo que tem sistematicamente faltado.
A candidatura LIVRE/TEMPO DE AVANÇAR recordou ter enviado, no início de maio, uma carta a todos os partidos de esquerda com representação parlamentar sobre esta questão crucial. Nela se registava a existência, em Portugal, de uma maioria social que se opõe à austeridade e afirmava a urgência de transformar essa oposição em ação governativa, apoiada numa maioria parlamentar de esquerda.
A carta propunha a realização de uma mesa-redonda a fim de explorar, sem qualquer compromisso ou condição prévia, as possibilidades de elaborar uma agenda comum, assente em pontos aceites por todas estas forças de esquerda, que desse aos portugueses a garantia de que a alternativa à austeridade é não apenas uma necessidade urgente mas uma possibilidade real nestas eleições legislativas. O apelo do LIVRE/TEMPO DE AVANÇAR não encontrou eco nas outras forças políticas e a mesa-redonda não se concretizou."

Sem comentários: