sábado, 15 de abril de 2017

A VAIDADE DO COSTUME...



QUARTA-FEIRA, 28 DE DEZEMBRO DE 2016

NÚMERO TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA
Sparkline 1,000,024

Sábado, 15 de Abril de 2017

NÚMERO TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

Sparkline 1,115,551




Depois de, em 28 de Dezembro último, ter ultrapassado o milhão de visitas, para meu contentamento e vaidade, verifico que nestes três meses subsequentes já mais de 100 mil visitantes leram o que escrevo. O que, em números redondos, em média diária, dá 1067 visitas ao meu pasquim.
Isto quer dizer exactamente o quê? Pareceu-me tê-lo ouvido perguntar, a si leitor. Nada e muito. “Nada”, porque, para além de coçar o ego como uma besta quadrada, monetariamente, ganho zero. “Muito”, porque numa cidade de pseudo-intelectuais e onde o jornalismo, a informação em papel, continua a cair, para quem quiser ver, é uma boa lição.
Sou o melhor? Sou mesmo bom? Devo começar a babar-me com um cão ranhoso? Vou deixar de ser um homem simples e colocar-me em bicos de pés? Assim nas patranhas idiotas do costume, podemos interrogar todas estas premissas? Lá poder podemos, mas não é isso que está em causa. Não é para aí que quero ir. O meu “trabalho” é por vocação, por gostar de intervir servindo o próximo, e estes números, relativos, são apenas uma amostragem para pensar. 
Até porque, isso sim, o melhor, por uma questão de honestidade, tenho de salientar o trabalho de Fernando Moura no seu “Notícias de Coimbra”. Este sim, é o verdadeiro mestre e, numa aldeia grande como é Coimbra, constitui um caso sério de sucesso e deve funcionar como paradigma na imprensa regional.
Não vale a pena -ou valerá?- bater no ceguinho. A imprensa diária, sobretudo regional, está doente. E é precisamente por isso que os blogues independentes -como este e muitos outros- passaram a ter um valor acrescentado. Se no caso de Fernando Moura é diferente -porque é um jornalista com carteira profissional-, já a maioria que escreve nestes sítios da Internet, como eu, é amador. E, a meu ver e salvo melhor opinião, é precisamente este amadorismo, este escrever com o coração, que encanta o leitor.
Na parte que me toca, muito obrigado por continuar a ler os disparates que vou colocando diariamente.

Sem comentários: