sábado, 16 de abril de 2016

O CADAXO FOI INTERNADO PARA RECUPERAÇÃO

  


O Joaquim Cadaxo é um pária, um perdido no tempo a recusar regras de cariz social, que deambula pelas ruas, ruelas e mais particularmente pela Praça do Comércio onde assentou o seu quartel ao luar há vários anos e sempre a cair em progressiva degradação.
Graças à atenção dispensada a este caso pela assistente social Joana Nogueira, da Divisão de Acção Social e Família –Equipa de Rua/EMIS – Equipa Móvel da Câmara Municipal de Coimbra de Intervenção Social- o Cadaxo foi internado para reabilitação nesta última quarta-feira.
O facto de referir o nome da técnica camarária não vem ao acaso. Fui testemunha do seu redobrado esforço e sensibilidade para encaminhar este desenraizado da vida e, tal qual como criticamos, na mesma medida e em equidade, devemos relevar quando constatamos o oposto. Conhecendo (parcialmente) os escolhos em que se navega no oceano da doença mental em Portugal, e sabendo que alguns bons resultado assentam sobretudo e essencialmente na dedicação de muitos bons funcionários públicos, é um prazer escrever sobre um êxito ainda que diminuto e incompleto. Como alguém diria, ninguém espere salvar o mundo sozinho, mas se isoladamente salvar apenas uma pessoa estará a contribuir para uma transversal e necessária humanidade.


(TEXTO ENVIADO, PARA CONHECIMENTO, À CÂMA MUNICIPAL DE COIMBRA)

Sem comentários: