sexta-feira, 3 de julho de 2015

PERGUNTAS DE UM PORTUGUÊS QUE NÃO GOSTA DE FUTEBOL





Eusébio da Silva Ferreira, pelos feitos futebolísticos na segunda metade do século XX, repousa no Panteão Nacional. O que é que se vai fazer com Cristiano Ronaldo? Por que, universalmente, lhe reconhecemos uma maior projecção internacional do que o grande craque do Benfica, quer dizer que o madeirense CR7 já tem um gavetão garantido no Mosteiro dos Jerónimos?
Se Eusébio, enquanto vivo, fosse mais interventivo politicamente teria sido tão abençoado por todos os partidos com assento parlamentar? Não haverá um declarado aproveitamento de todos, uma elevação transcendental bacoca da nova democracia? Salazar não fez o mesmo? Não usou Eusébio como símbolo Nacional? Neste abusado uso do homem humilde, o que difere este sistema democrático do autoritário Antigo Regime?
Se o internacional benfiquista fosse branco iria, da mesma forma, para o Panteão Nacional? Não haverá aqui uma certa discriminação positiva, um racismo ao contrário, uma exagerada homenagem do grande e generoso chefe branco sobre o menino pobre e negro? Uma projecção de culpa em acto de contrição, um colectivo lavar da alma?


Sem comentários: