quarta-feira, 1 de julho de 2015

LOGO À NOITE HÁ NOITE COM BAILARICO, NA BAIXA






Logo à noite, quando o Sol estiver a preparar o aconchego, e o São Pedro a pensar se deve mandar uns baldes de água cá para baixo, a Praça do Comércio estará transformada num enorme salão de Baile e a Miquelina, senhora de enormes virtudes, com poiso certo na Avenida onde exerce a profissão de vendedora ambulante de carinhos aos mais solitários, bem agarradinha ao “Toino Malaqueco”, protector de todas as meninas abandonadas da vida difícil e a que alguns maldosamente chamam de fácil, estará ansiosa para mostrar os últimos passos de dança ensaiados. Para além disso, presume-se que cerca de uma dezena de lojas vai estar aberta até à meia-noite –pelo menos os velhinhos, os coxos e os que não sabem dançar vão marcar presença na “Noite Branca”, realizada pela APBC, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, que se junta à autarquia por efeitos do programa das Festas da Cidade e cujo dia comemorativo é no próximo Sábado, 4 de Julho.
Quando baterem as vinte e duas badaladas na Cabra –é a torre da Universidade, nada de confusões- a orquestra “Smooth”, “com doze músicos e duas vozes”, conforme consta no repertório anunciado às massas, como quem diz aos comerciantes, e espalhado pela Baixa.
É de prever que poucas lojas comerciais estarão abertas. E não é por mais nada, simplesmente os comerciantes, velhos e novos, habituados a dançar sempre a mesma música “isto é que vai uma crise”, é mais que natural que vão aproveitar para dar um pézinho de dança. E podem, Não podem? Claro que podem! Homessa!

Sem comentários: