sexta-feira, 22 de maio de 2015

PODE SER QUE SEJA DESTA QUE POR CÁ ACORDEM...

Supermercados franceses proibidos de deitar fora alimentos fora da validade



"Supermercados franceses proibidos de deitar fora alimentos fora da validade"

"Empresas obrigadas a doar os alimentos a organizações dedicadas à alimentação animal ou ao fabrico de fertilizantes agrícolas."

1 comentário:

Super-febras disse...

Amigo

A França está no bom caminho!
Por aqui não só o comércio mas todas a residências são obrigadas a separar os resíduos sólidos orgânicos nelas produzidos e devidamente separá-los em vasilha apropriada e de cor codificada para serem devidamente transformados em compostos que depois regressarão à terra através da agricultura. O não cumprimento deste processo é penalizado com coima. O policiamento é feito por todos começando logo pelo vizinho, e são os mais velhos, talvez por sobra de tempo, os maiores espiões! O direito que tenho de ter a minha rua limpa não é da responsabilidade da minha autarquia mas sim dos seus moradores. Numa rua residencial é muito difícil ver um papel no chão. Aqui há ruas residenciais, ruas comerciais e industriais, sendo as industriais em zonas próprias.
Ou voltando ao lixo residencial, como só há colecção uma vez por semana temos que o armazenar devidamente fora de vista do público e sem causar transtorno a outros, como por exemplo mau cheiros. Aquilo que é considerado lixo (o que não pode ser reciclado ou transformado) não pode exceder um saco por habitação. Caso produza mais que um saco de lixo numa semana terá de o guardar para a semana seguinte ou comprar um ou mais sacos, em cor codificados, ao município onde vive para que a companhia que apanha o lixo o levar.
Note que uso "PRODUZIR" quando me refiro ao lixo. O direito que temos ao privilégio da recolha do lixo está ligado à despesa do processo e por isso o dever de o produzir o menos possível. Quem não tem a moral e o civismo para o mesmo reconhecer então terá que abrir os cordões à bolsa e poderá criar o lixo que quiser. Desde que não afecte com isso os vizinhos!
Já agora como também produzimos outro tipo de resíduos, deixe-me falar nisso. Aqui na factura mensal da água pagamos pelos litros que gastamos e pelos que entram no sistema de esgoto e precisam de tratamento. Está claro que paga ao beber e ao urinar mas por isso é-nos muito mais fácil pensar duas vezes antes de usar água potável para lar o automóvel ou os pátios da moradia.
Não custa nada viver, o que custa é saber viver!

Um abraço sem custo
Álvaro José da Silva Pratas Leitão