sábado, 16 de maio de 2015

AINDA HÁ GAJAS BOAS, ALIÁS, CÂMARAS BOAS

(Imagem furtada ao site da edilidade Valenciana)




Perante um sol radioso, a beijar o rico, o remediado e o pobre –por enquanto, porque lá virá o tempo em que a sua luz será nacionalizada e terá de se pagar para tomar banhos secos-, algumas centenas de seniores –eu respeito o novo acordo geriátrico e, por isso, não escrevo “velhotes”- arribaram à cidade dos estudantes. Por cá o pessoal agradece. Através do turismo económico, nem que seja só para a hotelaria, ficamos muito gratos e damos as boas vindas.
Segundo um dos presentes, vieram de Valença, nuns oito autocarros pagos pela Câmara Municipal daquela terra minhota. Lendo o site da autarquia, “A Câmara Municipal de Valença promove o Passeio Sénior Anual, nos sábados de 16 e 23 de maio, a Coimbra, com visitas ao túmulo de São Teotónio, o valenciano primeiro santo português, com a participação de 615 seniores. O Passeio Sénior mais do que proporcionar visitas a locais emblemáticos de Portugal pretende ser um dia de festa, de grande confraternização e de convívio entre os seniores valencianos, uma jornada para cimentar amizades, rever amigos e contar muitas e boas histórias. Do programa do Passeio Sénior destaca-se a visita à Igreja de Santa Cruz de Coimbra, ao túmulo de São Teotónio, primeiro santo português, nascido na freguesia valenciana de Ganfei. Uma oportunidade para ver de perto e venerar os restos mortais de São Teotónio, conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, conselheiro de D. Afonso Henriques e um dos grandes inspiradores da nacionalidade portuguesa.
O passeio à cidade de Coimbra inclui, ainda, uma visita ao conjunto arquitetónico da Universidade, nomeadamente ao recinto conhecido por Paço das Escolas. Um conjunto de grande beleza que já foi Paço Real desde o reinado de D. Afonso Henriques até ao século XVI e hoje está classificado como Património Mundial da UNESCO.
O passeio sénior enquadra-se na política municipal para os seniores, que toca as mais diversas áreas, desde o apoio social, à saúde, à dinamização desportiva, cultural e recreativa, no sentido de assegurar que todos tenham uma terceira idade digna e com qualidade de vida para todos. Esta atividade destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e contará com a colaboração das juntas de freguesia do concelho e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença."
Ainda há câmaras boas, digo eu! Tenho cá para mim que foi daqui que Jorge Mendes, o presidente da Câmara Municipal de Valença e social-democrata, furtou a ideia. Jorge Mendes deveria pagar direitos de autor. Há muitos anos que um meu ex-amigo que já foi fazia isto aqui na cidade. Voou para outros beirais e as viagens foram à vida. Quem perdeu foram os seniores. Mas também, agora, já não fazem falta nenhuma. É certo que estas excursões, dirigidas a alguns, são pagas por todos, mas que importa isso? O que interessa mesmo é que a velhice esteja feliz e, claro, na hora de “botar” o papelinho lá na urna se lembre de quem lhe proporcionou momentos felizes. Quem não sabe ser tasqueiro fecha a tasca! Isto é que é o verdadeiro espírito social-democrata, e outras vezes socialista, tudo depende da cor partidária de quem ocupa o poleiro! O doutor Mendes, que não conheço, sabe-a toda. Quase de certeza de que leu os mesmos livros do meu ex-amigo que já foi.
Isto assim não custa nada. Todos pagam para que alguns possam andar a laurear o caneco.

Sem comentários: