terça-feira, 27 de maio de 2014

CAÍDA EM COMBATE



 Encerrou no fim desta última semana a frutaria Dulcínia, na Rua das Padeiras. Com um projecto de investimento subsidiado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) aos desempregados, e com o estabelecimento aberto em Novembro último, a Dulcínia Alves, perante as evidências de poucas vendas e apercebendo-se de que a sua vida estava a complicar-se, dia-após-dia, optou por encerrar.
Vamos ler as declarações da Dulcínia, que, conjuntamente com o marido, durante sete meses foi nossa vizinha e aqui deixou muitos amigos: “Olhe, tivemos mesmo de optar pelo fecho da loja. Como se estivéssemos sobre areias movediças, estávamos a enterrar-nos cada vez mais. Nos últimos meses do ano passado, Novembro e Dezembro e até ao primeiro deste ano em Janeiro foi bom e deu para compensar. A partir de Fevereiro foi um “Deus nos acuda”! Um descalabro completo! Mas teve mesmo de ser assim! Não havia mais nada a fazer! Chorei muito neste último Sábado a retirar as nossas coisas. Foi um sonho que se apagou. É muito triste, sabe? E bolas, eu tinha experiência do ramo! O que se passou é que as pessoas, como subitamente, deixaram de comprar. Entravam na loja, viam os preços e quando eu interrogava se podia ajudar respondiam que não havia o que queriam. Nada disso! Não tinham dinheiro, era o que era! Ainda baixámos a nossa margem até onde era possível mas chegou a um ponto que era só mesmo trabalhar para aquecer!
Gostava de deixar aqui um alerta para os jovens: muito cuidado nestas aventuras comerciais. Não façam como eu, que me atirei de cabeça e agora, como não consegui cumprir com o IEFP vou ter de devolver a verba concedida anteriormente. Felizmente tive a sorte de arranjar um trabalho na Recolte –a empresa que recolhe os detritos urbanos na cidade- e assim, já sei, uma pequena parte do meu salário vai para a reposição. Perdi muito com este investimento. Mas e adivinhar? Se a gente soubesse o que ia acontecer nunca se metia em nada! É ou não é?”


ARTIGOS RELACIONADOS:

"Uma fortuna na calçada"
"Baixa: em busca da diversidade perdida"
"Baixa: Esta nossa terra queimada"
"A volta e meia do dragão"
"A revolta dos fruteiros"
"O voo rasante do falcão"
"Um comentário recebido..."

Sem comentários: