terça-feira, 24 de setembro de 2013

OS SEMÁFOROS DO DESPESISMO



 Nos últimos dias fomos surpreendidos pela colocação de temporizadores em todos os semáforos da cidade. Em juízo de valor, é muito provável que à maioria até passe despercebido, mas, para quem se deu conta, mais que certo, estará a interrogar-se para que serve cronometrar o período de espera, no máximo um minuto, que medeia entre o vermelho, laranja e verde. O tempo se vai encarregar de provar que estas loucuras insensatas, gastadoras e despesistas do erário público, são contraproducentes à saúde pública. Pelo aumento do batimento cardíaco, são geradoras de ansiedade e desencadeantes de angústia. Mais ainda, são anátemas, maldições, instrumentais que, num perseguir obsessivamente um modernismo bacoco, transformam a vida quotidiana num inferno. Aquele minuto de espera enquanto o verde não caía era um momento raro de introspecção individual para muitos de nós. A colocação destes relógios nos sinaleiros electrónicos, para além do absurdo, pelo vazio de utilidade prática, é uma invasão na nossa rotina intimista. Haja bom senso, por amor de Deus!

3 comentários:

Anónimo disse...

Discordo da inutilidade dos temporizadores. Poupa combustivel e embraiagens.

Anónimo disse...

A gestão do tráfego na rede viária assume uma importância especial nos cruzamentos, considerados os elementos críticos da rede viária, quer sob o ponto de vista da segurança rodoviária, quer sob o ponto de vista das condições de escoamento, devido à multiplicidade e complexidade das interações entre todos os seus utilizadores.
Os sistemas semafóricos destinam-se a regular a passagem do tráfego através de cruzamentos, de forma segura e eficiente. Embora os sistemas convencionais de sinalização luminosa desempenhem um papel importante no controlo do fluxo de tráfego, têm tempos perdidos significativos, e, consequentemente, uma redução de capacidade de escoamento. Os pontos de transição, onde a luz do sinal muda de verde para vermelho e de vermelho para verde, são necessários para permitir que os motoristas alternem o direito de passagem. Porque o ponto de transição real não é facilmente previsível nos locais de semáforos convencionais, os condutores poderão cometer erros de julgamento sobre a decisão de parar ou avançar. Portanto, a segurança do cruzamento, assim como a sua capacidade, poderia ser potencialmente melhorada com o fornecimento de informação adicional sobre o início da transição.
Indicadores de contagem regressiva têm sido amplamente utilizados e aceites, em maior escala em países do Leste Asiático, com resultados satisfatórios ao nível operacional e de segurança.
Este tipo de equipamento dá indicação do tempo restante, antes da mudança de estado dos sinais luminosos convencionais (por exemplo, amarelo e vermelho). O pressuposto básico é que os utentes da via vão aplicar essas informações, para tomar melhores decisões sobre o momento adequado para parar e avançar. O dispositivo é utilizado em conjunto com a normal sinalização luminosa de tráfego, funcionando como uma peça auxiliar de todo o sistema.
Os dispositivos de contagem regressiva destinam-se a proporcionar benefícios de segurança e operacionalidade, através de:
• melhorar a capacidade de interseções sinalizadas, reduzindo o tempo perdido;
• ajudar os motoristas a compreender melhor os fluxos de tráfego;
• permitir aos motoristas para tomar decisões sobre o tempo restante da fase verde ou vermelho;
• reduzir a frequência de acidente nos cruzamentos.
Segundo estudos realizados, a instalação de um dispositivo de contagem regressiva para o tempo de vermelho, destinado a veículos, tem um impacto positivo, enquanto no tempo de verde aumenta a probabilidade de acidentes nos cruzamentos. Pode haver várias explicações, no entanto, a razão principal é o desvio de atenção do motorista a partir da interseção. Quando um motorista decide passar por uma luz verde, presta maior atenção ao indicador da contagem em vez verificar o que está a ocorrer no cruzamento, especialmente durante os últimos segundos. Por exemplo, o condutor do veículo anterior pode optar por desacelerar e parar no cruzamento, enquanto o condutor do veículo seguinte acelera na tentativa de passar a intersecção. Como o dispositivo de contagem regressiva para o tempo de verde teve efeitos negativos sobre a segurança e a eficiência, tem havido uma alteração da política de instalação destes equipamentos, tendo-se procedido em diversos locais à desmontagem ou desligamento dos dispositivos. No entanto, a instalação de dispositivos pata contagem do tempo de vermelho tem algumas vantagens.

Anónimo disse...

O comportamento do condutor é diferente do verificado perante o dispositivo de contagem regressiva do sinal verde. Se um motorista está num sinal vermelho, presta mais atenção às condições da estrada do que as indicações de sinal. Além disso, ajudaria os motoristas a reduzir o tempo perdido no arranque, uma vez que é dada a informação do início de verde. De igual modo, o conhecimento do tempo disponível para a mudança do sinal para verde, permite ao automobilista a adoção de um comportamento mais moderado, havendo dessa forma um desincentivo às acelerações desnecessárias, com a redução efetiva da emissão de gases.
Antes da aplicação mais alargada, foi efetuda de forma experimental, a aplicação de um dispositivo de contagem regressiva dos sinais no sistema instalado na Praça 8 de Maio, com resultados satisfatórios e uma receção muito positiva por parte dos utilizadores.
Com o objetivo de informar o condutor do estado do sinal de modo a que a instalação do dispositivo possa ter alguns efeitos sobre a diminuição dos atrasos e aumento da segurança, reduzindo o tempo de resposta dos motoristas, assim como a redução efetiva da emissão de gases, foi efetuado um estudo de eventuais locais cuja presença deste tipo de mecanismo, pudesse ser benéfica. Acredita-se que o aumento do nível de certeza irá melhorar a tomada de decisão dos condutores, em consciência e segurança.
Com base nos estudos analisados e uma vez que apenas o dispositivo de contagem regressiva do tempo de vermelho, tem uma influência positiva sobre a segurança e o atraso, apenas foi contemplada a colocação de contadores nesta situação. Uma vez que o sinal de contagem regressiva pedestre, tem melhorias em ambas as situações de vermelho e verde, neste caso foi contemplada a contagem em ambas.