terça-feira, 3 de setembro de 2013

FALECEU O SENHOR TEIXEIRA





 Cerca das 10h00 de hoje, no cemitério de São Martinho do Bispo, foi a enterrar o senhor José Ferreira Teixeira, comerciante na Baixa, na Rua dos Esteireiros, junto à Igreja de São Bartolomeu, com estabelecimento de venda de artigos e arranjos em sapataria e marroquinaria.
Conhecia relativamente bem o senhor Teixeira. Algumas vezes fui à sua loja –que veio substituir o desaparecido Turíbio de Matos- e, sempre que possível, conversávamos sobre a vida comercial, o que já foi e o que é agora. Como todos os artistas no geral, era um homem reservado e de poucas falas, mas, parecia-me, quando, na sua natural timidez, “engatava” a conversar era um rio fluente de águas a correr na direcção do mar. Naturalmente que todos os seus amigos, no qual me tento incluir, ficam mais pobres, mas, acima de tudo, e escrevo com sinceridade, a Baixa fica mais depauperada com o desaparecimento deste homem simples e do seu negócio. Depois do Turíbio de Matos este era o único negócio no género aqui no Centro Histórico.
Para toda a família enlutada, nesta hora de difícil passagem, em nome de toda a Baixa comercial –se posso escrever assim- os nossos mais sentidos pêsames. Até sempre, senhor Teixeira.

Sem comentários: