quinta-feira, 12 de setembro de 2013

LEIA O DESPERTAR...


Para além  do texto "CAPITAL DO DESRESPEITO", deixo também as crónicas "A DESPEDIDA"; "O SÉRGIO "POPULAR" FEZ ANOS"; "REFLEXÃO: A TANGA E O CALÇÃO DE OURO"e "É PRECISO TRABALHAR OU DESCANSAR? (2)".



CAPITAL DO DESRESPEITO

 Neste último domingo, dia 8 de Setembro, o Rancho das Tricanas de Coimbra –uma coletividade da Baixa com mais de sete décadas de existência com  sede na Rua do Moreno- realizou um festival de folclore na Praça do Comércio, com começo às 17h00.
Com um cortejo formado por três grupos convidados, iniciou-se a caminhada junto à Câmara Municipal e, perante imensos turistas a tirarem retratos, seguiu em direção à antiga Praça Velha, o local habitualmente destinado a manifestações culturais e rodeado com duas igrejas, uma delas, a de São Tiago, que remonta ao século XII. Tudo estaria bem se não fosse o caso de este espetacular e ancestral largo estar pejado de automóveis estacionados. Mesmo junto ao palco havia duas viaturas. Cadeiras e público lá se acomodaram no meio daquela tralha de conspurco e conspirativo visuais.
Há aqui, nestes continuados abusos, duas premissas que interessa salientar. Por um lado é o atrevimento, a prepotência de quem, sem o mínimo de sensibilidade e respeito por quem se esforça por fazer cultura, acha que o espaço citadino lhe pertence por inteiro e se está a marimbar para os outros. Por outro lado, e este é que gostava de ressalvar, é a manifesta falta de coordenação, e de autoridade, das polícias, PSP, Polícia de Segurança Pública –que tinha por lá dois agentes-, e a Polícia Municipal. Não passaram muitos anos ainda em que casos como estes relatados agora dariam imediatamente origem aos automóveis serem multados e rebocados. Acontece que nem uma coisa nem outra foram feitas. É esta displicência, por parte das autoridades, que agride, provoca raiva em verificar que nada se faz para melhorar as coisas. Se estes prevaricadores diários não vão ao bem o que se espera para ir ao mal?
Todos os dias se escreve na imprensa a falta de autoridade do Estado na segurança de pessoas e bens e visa-se o Governo. Ora, casos como estes de prevaricação tratam-se da direta decisão, pela vontade, dos comandantes distritais destas polícias. As ordens emanadas, da segurança interna local, mesmo sob o âmbito nacional, é da sua inteira responsabilidade. O que transparece é que anda tudo na estrita vontade de Deus. O Criador lá se encarrega de que tudo saia mais ou menos bem, "se Deus Nosso Senhor quiser", crê-se. O desrespeito por quem trabalha está a atingir picos nunca antes concebidos. Já nem vale a pena referenciar o estafado argumento da classificação de Coimbra Património Mundial, atribuído pela Unesco –que, aliás, a impressão que dá é que, se nada for feito, dentro de pouco tempo, será retirada. Basta atentar no continuado estado de sujeira, com sacos de lixo espalhados a qualquer hora pela Baixa. Ao menos, no mínimo, salvaguarde-se uma necessária consideração pelas pessoas envolvidas em trazer animação gratuita ao Centro Histórico. Tenham dó!


A DESPEDIDA

 Nesta quinta-feira, penúltima, estavam a bater as 14 da tarde na torre da igreja de Santa Cruz quando, vindo cada um do seu canto, surgiram os instrumentistas da denominada Orquestra de Músicos de Rua de Coimbra e se instalaram a meio da Rua Visconde da Luz. Eram o Emanuel Veiga, o Armando Pereira, o Lourenço Pina, o Luís Quintans, a Celeste Correia e o Paolo Vasil. Era um dia especial por dois motivos. Primeiro, porque, dentro de alguns minutos iria surgir uma equipa de jornalistas da TVI para filmar a atuação do grupo e para ser apresentada em filme na edição de terça-feira, dia 10 à tarde, no programa de Fátima Lopes. O segundo motivo especial era que esta performance na rua seria a última em que estaria presente o acordeonista desta banda, Paolo Vasil. No Sábado seguinte, dia 7, o Vasil abalaria de vez, em autocarro, na direção da Roménia e, mais que certo, levando Coimbra atravessada no coração.
Na rua grande, de tantos ruídos incolores e odores impregnados, em afinação, começou a ouvir-se os primeiros trinados das violas, como se estas estivessem carregadas de plangência, de angústia e dor, pela partida daquele que, durante mais de dois anos, foi um classificado e respeitado animador social no Centro Histórico. Sem que nada o fizesse prever, da fila de transeuntes que calcorreiam a Baixa em passo dolente à hora do almoço saiu uma senhora com um pequeno bilhetinho escrito na mão, com a seguinte mensagem: “Que saudade que me deixa! Até sempre! Isabel”. E, com as lágrimas a correr pelo seu rosto bonito de boneca, abraça-se ao Paolo. No meio de soluços entrecortados por separadores de sofrimento ia dizendo: “tenho tanta pena que se vá! … Durante mais de dois anos o senhor, com a sua música, foi o passarinho que me deu ânimo para eu aguentar os dias. Eu trabalho ali ao lado, onde o senhor Paolo estava a tocar… Que falta que me vai fazer! Muito obrigado, senhor Vasil, pela companhia que me fez durante todo este tempo!”. E o pranto, dividido em mil gotículas de sal, escorria por aquela face bonita e tão carregada de sensibilidade.
E os músicos de rua, perante um magote de pessoas constituídas por muitos turistas a tirarem fotos, começaram a tocar o tema “Amor Cortado”, que dá mote ao seu recente trabalho editado em cd e com o título “Leva-me Contigo!”. Mal acabou este trecho já uma outra senhora entregava uma rosa ao músico romeno e, abraçando-se, começou a chorar também. E seguiu-se a segunda música “Uma moeda com amor”, cuja letra, em apelo sentido de todos os performers que fazem a sua vida na rua, pretende chamar a atenção coletiva para uma consideração necessária e legítima para quem, sem remuneração fixa de garantia de sustento, presta um serviço público de entretenimento com amor.
E chegaram os jornalistas da TVI e começou a audição e captação de imagens. Mais outra senhora, muito querida e conhecida destes músicos já que quase diariamente contribui com uma moeda, deu um beijo na face do acordeonista e lhe entregou um envelope.
Por pedido da equipa da TVI, várias vezes se repetiu a canção “Uma moeda com amor”. Neste meio tempo, passa a senhora Adelaide –que vende pistachos, pinhoadas e amendoins na Praça 8 de Maio- com o peso de quase 90 anos e apoiada na sua bengala, com passo ondulante e entrecortado, e, tal como em outras vezes, começou a dançar ao som da música. Quem sabe para mostrar que o masculino também se dói, um homem saiu da assistência, deixando uma nota de 5 euros na capa da viola e exposta para o efeito. Dirigiu-se ao Paolo, abraçou-o, e disse: “muito obrigado, senhor Vasil. Vai fazer muita falta aqui à rua. Em nome de Coimbra, o meu mais profundo agradecimento. Que Deus o acompanhe!
E seguiu-se a repetição da música a pedido da equipa da TVI. A terminar, outra senhora entregou uma flor e um beijinho ao músico romeno e acompanhados de uma lágrima a rolar pelo rosto como chuva de verão em campo de esteio ressequido.

O AMOR FRATERNO DENTRO DO PEITO

 Na sexta-feira, dia 6, véspera da partida do Paolo, a convite de Emília Martins, presidente da OCC, Orquestra Clássica do Centro e que tanto tem apoiado esta “Orquestra de Músicos de Rua”, fomos os três, Emília, Paolo e eu, almoçar ao restaurante Jardim da Manga. Numa espécie de última serenata para uma mulher linda, entendemos ali mesmo, naquela encantadora sala deste recomendado restaurante da Baixa de Coimbra, dedicar-lhe o tema “Mondego Triste”. E os convivas deste reputado self-service, apanhados de surpresa, bateram palmas com fragor à Emília, pela sua generosidade, e ao Paolo pela sua partida que deixa mágoas de saudade numa cidade aparentemente fria. De uma senhora próximo, mais um envelope foi entregue nas mãos do viajante; e mais duas foram oferecer-lhe uma nota de euros.
No fim, fomos para pagar o repasto e o proprietário, o senhor Francisco, o gerente da casa, declinou receber com uma mensagem de ternura: “é com muito gosto que oferecemos. Entenda isso como uma pequena homenagem a quem fica e a quem parte!”


O SÉRGIO “POPULAR” FEZ ANOS

 Nesta última segunda-feira o Sérgio Ferreira, proprietário do restaurante Padaria Popular, no Largo da Freiria, teve uma agradável surpresa. Logo ao abrir o estabelecimento tinha à sua espera um bolo de aniversário, com duas velas, uma de 5 e outra de 0. Os seus amigos Gabriel, Luiza, Tânia e seu filho Leo, em representação de muitos outros, não deixaram de lhe cantar os parabéns pelo meio século conquistado à existência e a uma vida de trabalho. Depois do sopro e do corte em pedaços do doce seguiu-se a sua distribuição ao domicílio.
É mais que certo que o Sérgio, por estes dias que se seguem, irá fazer uma grande festa no Largo da Freiria. Afinal metade de um século só se comemora uma vez. Portanto, os seus muitos clientes e amigos façam o favor de aguardar com serenidade que o forró será anunciado brevemente, intuo eu.


REFLEXÃO: A TANGA E O CALÇÃO DE OURO

 Uma pessoa liga a televisão e, nos quatro canais, o que vê e ouve? Cortes, cortes e mais cortes nos rendimentos das famílias e imagens de casos singulares caídos nas malhas da indigência e da desgraça por força da crise profunda que se abateu sobre o nosso País.
Por outro lado, abrimos o Diário de Coimbra e o que lemos? Miranda do Corvo, que dista escassos 20 quilómetros de Coimbra a denominada capital da saúde, vai construir um hospital privado com recurso a financiamento público; “Município de Coimbra Financia quase totalidade da igreja do Planalto” –com 65 mil euros e terreno municipal cedido; “Novo Centro de Saúde Fernão de Magalhães com terreno definido” –numa área de implantação onde os imóveis vazios são às centenas; “Novo Centro Desportivo salda dívida com Torre de Vilela” –“Câmara de Coimbra compromete-se a financiar a obra em 350 mil euros. Contrato-programa com a Junta de Freguesia foi ontem assinado”.
Perante estes dois procedimentos paradoxais, apetece perguntar: Será que estamos no mesmo País?


É PRECISO TRABALHAR OU DESCANSAR? (2)

 É dos livros da sociologia, sabe-se que as nações subdesenvolvidas à medida que vão caminhando para o desenvolvimento pleno, progressivamente, vão abandonando a terra e tudo o que seja trabalho árduo, incluindo indústrias pesadas. Tenderão em virar-se para os serviços e para a terciarização. Aparentemente, como se caminhassem na direção do pico da eficácia e da excelência distributiva, exigirão dos governos nacionais cada vez maior atenção à satisfação do seu bem-estar individual e familiar. Se é certo que esta reivindicação popular acaba por funcionar para o bem geral, porém, salvo exceções, este interesse é profundamente egoísta e pouco interessado no bem comum. Sempre em crescendo, os cidadãos autóctones, para além de trabalharem cada vez menos e outorgarem cada vez mais direitos, imporão a sua força unitária que, ajudados pela comunicação social e pela mimética, se tornará coletiva enquanto massa abstrata com poder de influência junto do poder. Através das reivindicações sociais junto dos eleitos, continuarão a somar sucessos e verão todos os seus pedidos satisfeitos, alguns até ridículos. Por sua vez, os executivos, banqueteando-se em opíparos festins, gastando à tripa forra, legislando em causa própria e satisfazendo o séquito clientelar, e acima de tudo mais interessados em ganhar eleições do que gerir a coisa pública com eficiência e racionalidade, vão cedendo, cedendo, até um momento em que não será mais possível continuar. No esgotamento, já só resta o crédito internacional para satisfazer e manter os vícios acumulados. Significa que, seguindo o passado histórico, se atingiu o ponto zero e, portanto, estará eminente a bancarrota da classe média, a tal burguesia que sempre esteve à frente das revoluções. Quer dizer que se atingiu o vértice da pirâmide e a partir daí se entra no plano descendente. Numa espécie de eterno retorno, onde o reajustamento surge como uma necessidade absoluta, vão tombando todas as conquistas sociais até aí conseguidas. Se não acontecer um corte societário horizontal, um motim, só pararão de cair quando se conseguir um nivelamento entre a riqueza produzida e os serviços públicos oferecidos à população.
Em retrospetiva, olhando para o nosso país, foi o que aconteceu mais incisivamente a partir de Abril de 1974 até aos nossos dias. A sociedade portuguesa, produzindo cada vez menos, através do crédito bancário fácil transformou-se numa obsessiva máquina de consumo, e passou a querer cada vez mais e mais. Entrámos todos neste túnel sem retrocesso e chegámos à realidade. Em choque, verificamos, todos, que foram décadas de desenvolvimento ilusório e, agora, estamos a pagar com juros de língua de palmo. De famílias maioritariamente tristonhas e miseráveis, sem quase nada, na década de 1970, nestes quarenta anos passámos a proles aparentemente felizardas e contentes, a balouçar na bipolaridade. Quando a tristeza tocava a alma íamos fazer compras ao shopping para recuperar a auto estima abalada. E assim, nesta mania pelo haver e com muito deve à mistura, passámos a ter tudo em triplicado: 3 casas que não usávamos plenamente; três automóveis que não rodavam pela desnecessidade; três frigoríficos que só um se abria diariamente; três televisões em que apenas a da sala principal funcionava em pleno; três computadores, dois sem utilização; três transportes públicos alternativos sem ser transportado por nenhum; três serviços de saúde à escolha servindo-se do privado; três contas bancárias, em que uma chegava perfeitamente; e três amantes, em que nenhum deles, nem mesmo o/a legítimo/a, era amado/a como deveria ser.
Mesmo com o descalabro das contas públicas, e constantes cortes nos rendimentos privados, continuamos, quase na generalidade, a privilegiar o ócio em detrimento do trabalho. Largámos os bens duradouros –aliás, não sabemos o que lhe havemos de fazer. Como símbolos de um tempo que não volta mais, os congeladores e tudo o que for excedente jazem abandonados lá em casa à espera de um destino o menos destrutivo possível. Naturalmente que ninguém se interessa por tais velharias que, sem idade e uso, passaram a ser. Agora estamos transformados numa sociedade hedonista, asséptica, amoral, que tem apenas por objeto o prazer pessoal. Basta-nos uma cabana rudimentar e um amor de ocasião. Os de longa data dão muito trabalho a manter, sobretudo se um dos conjugues tiver uma visão mais pragmática, se olhar o futuro com preocupação, e não embarcar nesta visão holística de curtir o dia de hoje sem saber do amanhã. Estamos na era do vazio, moral, ideológico, religioso, social e político, onde o egoísmo se projeta num usar e deitar fora e o comezinho somítico assentou arraiais em tudo o que exija esforço no sentido da preservação da amizade e da solidariedade. Só precisamos mesmo é de umas boas férias –estas, em vez de serem um meio, passaram a ser um fim em si mesmo. As vacances, enquanto direito inalienável, passaram a ser o essencial e o trabalho, mesmo sendo o único meio de rendimento, passou a ser o assessório plasmado numa obrigação que só de pensar nele, pela transpiração, cansa. Então, fazendo uns downloads, copia-se a propriedade intelectual alheia e esmaga-se a criação enquanto génese de um futuro comum. Verdadeiramente, o que importa mesmo é beber umas bejecas. Fazer umas caminhadas à noite para emagrecer, e um ou outro concerto do nosso cantor de eleição. Efetivamente, estamos transformados numa sociedade facilitista, sem princípios nem valores, que vive do biscate e do tapar-buracos à medida que vão surgindo.
O novo-riquismo, a exemplo dos políticos de carreira, como nuvem tóxica, invadiu todos. O que importa é mesmo ter dinheiro. Quem o possuir será rei sem coroa mas com vassalagem assegurada e prestada por um longo séquito de vendidos. Ser rico a qualquer custo passou a ser uma religião, um religar, sem ter em conta que é preciso trabalhar duro para o conseguir. Mas também não importa nada. Se a coisa correr mal pede-se a insolvência particular e da família. Não há problema. Fica tudo resolvido na paz de Deus e dos homens na terra.
Respondendo ao título, se é preciso trabalhar ou descansar, é óbvio que no meio estará virtude, mas, pelo andar da carruagem, tudo indica que o trabalhar terá de se estender cada vez mais e ocupar o espaço destinado ao lazer. Muitos, pelo desábito, vão sofrer, mas é melhor prepararem-se para o que vem aí. O manto da miséria vai apanhar a maioria. Seguindo o exemplo dos nossos pais, está de ver para quem quiser ver, teremos de transpirar cada vez mais para ganhar cada vez menos. É a roda da história a dar a volta, infelizmente.


Sem comentários: