quinta-feira, 18 de outubro de 2012

NASCEU O "BLUE FRIDAY CLUB"




 Abriu ontem, ao jantar, no Edifício Horizonte, com frente para a Rua do Carmo, em frente aos Bombeiros Voluntários, o restaurante “Blue Friday Club”.
Este espaço, notável do ponto de vista paisagístico, decorativo e de localização excepcional, acrescento antes de mais, está sob a gerência de Armando Van Zeller e em parceria com Vitor Silva. Como adora decoração, o Armando conjuntamente com a esposa foram os autores do projecto de interiores; tudo assente na sensibilidade e calculado ao milímetro para que o cliente desta notável casa se sinta bem acomodado e seja o rei. Desde as mesas e cadeiras, passando pelo ferro forjado e tão identificativo de um passado recente da cidade, cujo vizinho mestre Aroso, a fogo de forja e força do cinzel e do martelo, dobrou muito ferro até à década de 1980, passando pela pedra negra de xisto e tão entremeada nos nossos montes serranos, tudo bate certo. Entrar neste novo estabelecimento hoteleiro é sentir a ambiência de algo nosso e pessoal, mas que, até agora, esteve distante do nosso olhar.
O Vitor Silva, que trata a indústria hoteleira por “tu lá, tu cá” e está para nascer um segredo que este profissional desconheça, trabalhou, até há pouco, nos melhores restaurantes da cidade dos estudantes.
O Armando é um filho de Coimbra. Nasceu na Sé Nova e, depois de passar pela arquitectura e até se licenciar em engenharia mecânica, trabalhou em muitas grandes discotecas que fizeram história e nos marcaram a todos na década de 1990. Esteve no estrangeiro, percorreu muitos montes e vales, mas Coimbra foi sempre o seu grande amor e nunca lhe saiu do coração. “Esta é a minha terra! Adoro esta cidade!”, diz-me, levando a mão direita ao coração.
Quando lhe pergunto se acredita na regeneração da Baixa, retorque sem pestanejar: “não tenho dúvida! Esta vai ser a zona do futuro. Aqui está o amanhã dos nossos filhos!”.
Para além de trabalhar com diárias, a aposta é sobretudo no diferente, como, por exemplo, a cozinha típica portuguesa. Vão trabalhar com grelhados, onde o grelhador a carvão marca presença indiscutível e a remeter-nos para um bom naco de carne a escorrer molho suculento. Vai ter música ao vivo, onde a inclinação será o jazz, “para fugir ao fado tradicional, porque, neste momento, já há muita oferta da canção coimbrã”, enfatiza.
O horário vai ser o normal em restaurantes do género, ou seja, ao almoço entre as 12 e as 15h30 e ao jantar entre as 19 e as 2h00. Este novo empreendimento dá trabalho a 8 pessoas.
Se aceita uma sugestão, dê lá um saltinho. Pelo ar de satisfeito dos vários comensais, tudo indica que vale a pena visitar e provar a ementa variada do “Blue Friday Club”.
Cá do nosso cantinho, enquanto mensageiros desta boa-nova, em meu nome e, se posso escrever assim, em nome de todos quantos ganham aqui a vida, desejamos muito sucesso e as maiores felicidades ao nosso comparte.

Sem comentários: