quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O VISIONÁRIO


 O homem atravessou o "stand" em passo desenvolto e em direcção ao vendedor de automóveis. Junto deste, depois de mirar a placa identificativa, sacou da mão em riste e atirou: “boas tardes, senhor técnico de vendas, “João Afonso”.
Era um homem alto, com cerca de pouco mais de três dezenas de primaveras, bem-falante, e aparentava ser pessoa simples e de poucas posses. Falava com desenvoltura. Apesar de ser notório que escolhia as palavras, retirando-lhe alguma naturalidade, estas saíam fluentemente e com alguma segurança. No entanto, em um segundo olhar mais perscrutador, era perceptível uma ligeira disfunção psíquica. Algo que só um observador inato, como um vendedor habituado a lidar com todos os quadros mentais de clientes, poderia avaliar. “Mas -pensa Afonso com seus botões- poderia mesmo deixar-se guiar pela sua intuição? E aquele cliente, de há uns meses atrás, que entrou de sapatilhas, barba de muitos dias, e calças de ganga mais coçadas que as de um mineiro nas extintas minas de Aljustrel? E que, afinal, era médico numa cidade das redondezas e acabou por comprar um carro por mais de 40 mil euros?”
João tem muita experiência, mas o tempo foi indicando o caminho para classificar os humanos. Ao longo de muitos anos de trabalho como vendedor tem visto de tudo o que uma marca mítica automóvel pode fazer em homens e mulheres. Às vezes tem assistido a verdadeiros orgasmos espirituais. Perante o símbolo parecem perder as defesas e derretem-se como gelado em sol de Agosto. Tiram fotos e mais fotos; querem entrar no carro e serem como James Dean; apertam o volante contra si e, como criança que nunca teve o seu brinquedo, giram o volante para a esquerda e para a direita e fazem ouvir em todo o salão: “reemm… reemm”. Do ponto de vista especulativo, é muito interessante como a ostentação e a posse podem transformar completamente um modesto e pacato cidadão num doidivanas sem juízo. Depois verifica-se que estes obcecados automobilistas sabem tudo acerca da marca, sobretudo os modelos. Constata-se que perdem noites e mais noites na Internet a analisar as novas raridades saídas da fábrica.
Afonso foi interrompido nos seus pensamentos pela repetida interrogação do homem humilde, “o senhor João Afonso pode dizer-me se tem o “MXY X6M", em quatro portas?”. O técnico de vendas foi respondendo, mas aqui já tinha uma certeza: este homem não queria comprar nada. Apenas faz da visita ao salão da marca como um viciado em heroína vistoria o seu fornecedor. Este mesmo homem simples, que estava tanto para adquirir o veículo como qualquer um de nós ir à Lua, já o visitara pela primeira vez há uns meses atrás. Como é normal, e recorrente em muitos casos que já perdeu a conta, levou catálogos. João ficou a saber que, em perfil, este pseudo-comprador não tem emprego certo, vive com a mãe e, no verão vai para França ou Suíça trabalhar na agricultura. Não é possuidor de qualquer carro e, para o "stand", que dista cerca de cinco quilómetros do centro, fez-se transportar de táxi. O vendedor, como sapiente de paciências, sabe que, durante mais de meia-hora e até conseguir passá-lo para um colega sem ser notado, vai ter de fingir que acredita na realização do desejo do homem simples. Não é a primeira vez que improváveis adquirentes como este, sendo mal recebidos, expuseram ao representante em Lisboa o seu desejo de comprar um carro até 300 mil euros.
“Sempre existiram visionários, projectados nestas pessoas humildes, mas agora são de mais! Será da crise e dos tempos vazios que atravessamos?” -interroga-se o vendedor em solilóquio, para si mesmo,

(Baseado em histórias reais e em declarações de um vendedor de automóveis na cidade)

Sem comentários: