sábado, 20 de outubro de 2012

AS TERTÚLIAS DE COIMBRA



 Ontem escrevi aqui um texto pretensamente a tentar analisar as tertúlias que actualmente estão a surgir na cidade como cogumelos em terreno fértil de inverno. Estes novos encontros, que pelo menos nos últimos 15 anos estiveram em coma, salvo excepções, visam promover grupos, partidos políticos e pessoas. Os seus temas são, com cardápio variado e na maioria das vezes, sobre a Baixa. Mas quem acompanhar de perto estas discussões agregadas verifica que, verdadeiramente, os itens em análise ficam para trás e o que ressalta é a projecção da imagem dos promotores. E sendo assim, no tocante à Baixa, poderemos especular com a pergunta: estaremos perante um abuso de confiança? Ou seja, perante a “desgraçadinha”, ao dar-se a mão sobre os holofotes da solidariedade, o que se salienta é a figura de quem se curva perante a vítima e sem nada resolver a quem está na miséria?
Ontem, no texto que escrevi sobre este assunto, interrogava: perante o laxismo e o desprezo dos interessados, para que servem estas actividades? Para além disso, fazia enfoque no primeiro dos “Encontros do Café Santa Cruz”, promovido pela gerência deste estabelecimento e realizado na quarta-feira, cujo conteúdo visava discutir os problemas da Baixa. Chamava a atenção, também, para o facto de, perante um painel de luxo, respectivamente Laborinho Lúcio, João Paulo Craveiro e Gonçalo Quadros, e um espectáculo musical de cinco estrelas, a sala do reputado café, na primeira hora, se encontrar parcialmente vazia de cidadãos interessados em discutir a sua cidade, a Baixa, e, sobretudo, nem um político eleito da Câmara Municipal de Coimbra marcar presença.
Ora, ontem à noite, promovido pelo Lions Clube de Coimbra, realizou-se outra tertúlia cujo âmbito era “Vamos falar sobre a Coimbra actual - ciclo de tertúlias de Outono na Baixa de Coimbra” e em temas principais:

-Tertúlia da Baixa de Coimbra. Ontem e hoje, espaços de cidadania.
-Luiz Goes. O homem, o Poeta, o cantor.
-Intervenção alargada aos participantes.

Tinha também um elenco especial no painel: António Arnaut, advogado e reserva mental de uma certa extirpe revolucionária e humanista em desaparecimento, e Carlos Carranca, professor, poeta e ensaísta, e um grupo de fados de Coimbra. Antes de prosseguir, gostava de realçar que, quer os temas tratados na quarta-feira, em “Encontros em Coimbra”, quer os de ontem, pelo Lions Clube de Coimbra, na sua essência, a Baixa, são similares. Em analogia, uma vez que se tratava da mesma razão de fundo, esta zona velha, seria de supor que a adesão pública seria igual. É certo que, ontem, no meio do tema de discussão e secundarizada, se pretendia fazer uma homenagem a Luiz Goes, mas, repito, a génese da tertúlia era a Baixa. E volta-se a interrogar, tal como na anterior sessão, havia pouco publico? Não. A sala estava repleta e a abarrotar. Mais, as pessoas presentes na assistência eram a fina flor da nossa santa parvónia. Entre muitos que não reconheci, podiam ver-se desde João Moura, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede; Fernando Regateiro, ex-presidente do Conselho de Administração dos HUC; Isabel Garcia, da editora Minerva; Joaquim Andrade, presidente da Junta de Freguesia dos Olivais; Norberto Canha, ex-presidente dos HUC; Pulybio Serra e Silva, médico e professor; Linhares Furtado, médico; Raimundo Mendes da Silva, professor universitário e responsável pela candidatura a Património Mundial da Unesco; Jorge Cravo, grande representante da canção coimbrã; e Cabral de Oliveira, jornalista. Por parte da autarquia, enquanto vereador do executivo, esteve José Belo; por parte da oposição, Carlos Cidade.
E chegados aqui já poderemos fazer um balanço em jeito de interrogações. Teria sido o facto de se pretender fazer uma homenagem a Luiz Goes que levou todos estes nomes sonantes ao Café Santa Cruz? Teria sido o facto de esta iniciativa ter sido convocada pelo Lions Clube de Coimbra? Inclino-me para esta segunda hipótese porque a maioria deles estiveram em anteriores sessões. Se assim for, facilmente chegamos a uma fácil constatação. O que traz os notáveis da cidade à Baixa não é intrinsecamente a discussão da sua regeneração, mas antes a importância do convocador e da elite que habitualmente marca presença. Em silogismo, a ser assim, quererá dizer que todos correm para ficar atrás e marcarem presença na “foto” de grupo. E já agora, chegados aqui, pode entrar-se a matar: esta elite quer saber alguma coisa do que se passa na Baixa? Quantos deles são vistos por aqui a comprar?
Salvo melhor opinião, é a minha e vale o que valer, a pretensa “tertúlia” de ontem, sem pretender ofender alguém, foi algo de timorato. Foi uma feira de vaidades já recorrente nestes encontros do Lions Clube de Coimbra, onde a bajulice pindérica impera. De tertúlia teve pouco e muito menos debate com o público assistente. Curioso verificar que se esteve presente em face de um paradigma de uma “certa outra cidade elitista” e separada dos “futricas”, dos trabalhadores, que quer António Arnault quer Carlos Carranca tanto se esforçaram por combater e driblarem nas suas longuíssimas reflexões.
Bom, nem tudo foi mau. Ficaram nos nossos ouvidos as belas interpretações do grupo de fados “Pardalitos do Mondego” e acompanhados pelas excepcionais vozes de Carlos Carranca e o solista do grupo.

Sem comentários: