terça-feira, 10 de setembro de 2019

EDITORIAL: COIMBRA É UMA CIDADE ESTRANHA

(Imagem de Leonardo Braga Pinheiro)




1. Já perdi a conta aos conhecidos que, quando me encontram, me atiram este cumprimento: “Parabéns pelo seu desempenho na reunião de Câmara Municipal! Dê-lhes forte! São uns ditadores! Não respeitam ninguém! Sabe, às vezes até me apetece comentar os seus post’s no Facebook mas, como sabe, tenho o meu familiar a trabalhar na autarquia...
Para não arranjar uma discussão gratuita e talvez perder mais um “amigo do Facebook”, numa certa condescendência paternalista, lá vou dizendo, pois, entendo! Deixe lá!
Até pode parecer que não me importo mesmo. Acontece que esta postura de algumas pessoas me fere profundamente. Já tantas vezes me interroguei: porquê tanto medo?

2. Já perdi a conta às vezes que me apercebi que certos confinantes, por lhes terem deixado sacos com lixo às suas portas durante o dia, sorrateiramente, agarram nas encomendas e vão colocá-las nas portas vizinhas. Escusado será dizer que são incapazes de se dirigirem aos que deixam os dejectos com uma palavra de reprovação.

3. Já perdi a conta às declarações de alguns hoteleiros que, tentando mostrar o brilho do Sol através da peneira, vêm para os jornais declararem que a Baixa está num franco desenvolvimento. Como se o Centro Histórico não fosse um território integrado entre os serviços, o comércio e a hotelaria, olham apenas para o seu umbigo.

4. Já perdi a conta a notícias como a de hoje no Diário as Beiras em que declarações políticas são proferidas com tal convicção que, apesar de serem falácias, até parecem verdades verdadinhas. No caso, hoje noticiado no jornal e proferido ontem na reunião quinzenal camarária pela vereadora Regina Bento, eleita pelo Partido Socialista, foi dito: “ (…) Finalmente é reconhecido que a Baixa está diferente, que há um grande fluxo de turistas nacionais e internacionais, que há novas lojas a abrirem, que há diversos edifícios já recuperados ou em fase de recuperação”. (…) Assim, para além das novas lojas (mais 30 pedidos que no mesmo período do ano anterior, ou seja, um crescimento de 136 por cento), Regina Bento deu conta que a câmara recebeu 87 comunicações de mudança de exploração e actividade – o que também reflecte um aumento significativo, pois são 27 a mais do que no ano anterior, e um crescimento da ordem dos 45 por cento. No plano oposto, as comunicações de cessação da actividade acontecer apenas por parte de oito estabelecimentos (menos cinco por cento do que no ano anterior). (…) Em suma, “está sempre alguma coisa a acontecer na Baixa e as pessoas já perceberam isso”, concluiu a vereadora com o pelouro da Administração.”

5. Já perdi a conta às léguas de silêncio instalado que, perante a invisível regeneração que só os detentores do poder vêem, os inúmeros velhos e novos comerciantes que, sentindo na pele diariamente o abandono a que foram votados pela edilidade, nem uma palavra a contrariar tais afirmações vazias de conteúdo.

6. Já perdi a conta às lojas comerciais que vão encerrando – mostrando claramente que a profissão de lojista está em franco desaparecimento –, de tal modo que já deixei de as contar.
Por estes dias, a somar a 11 encerradas, mais duas claudicaram na Rua Eduardo Coelho. No final do mês vai encerrar o centenário Olímpio Medina, na Praça 8 de Maio. Ao que se consta por aqui, mais três estão na calha numa ruela próximo de nós.
Mas, afinal, se está tudo a correr tão bem, para quê contrariar? Siga a marcha!

Sem comentários: