segunda-feira, 2 de setembro de 2019

63 PRIMAVERAS: UM AGRADECIMENTO E UMA JUSTIFICAÇÃO







Conforme cerca de quinze por cento dos meus amigos do Facebook sabe – foram os que me enviaram os parabéns -, comemorei o meu aniversário há uma semana, mais propriamente na segunda-feira, 26 de Agosto. Portanto, começo por lhes agradecer o encómio. Por razões que mais à frente explico, tive de ser muito sumário nos agradecimentos individuais. Creio que me congratulei a todos. Se porventura, por lapso, não o fiz, as minhas desculpas.
Continuando nas explicações, sem avisar alguém, à última hora, como quem diz em vésperas, arrumei a trouxa e parti para longe - mais à frente justificarei a razão de tal urgência. Pela falta de aviso prévio, imagino quantos de vós sobrecarregados com prendas a baterem com o nariz na porta. Perante o desaire, sei lá quantas imprecações saíram das vossas virgens bocas. É fácil de antever, sobretudo para os que traziam enormes brindes, por exemplo um computador, um tablet, um plasma, e sei lá que mais?!? Já ao que toca a cheques-viagens, bem calculo, não havia este problema. Mas, encarecidamente, por um lado, peço perdão, por outro, aviso que, a partir de hoje, estou completamente disponível, ou seja, vinte e quatro sobre vinte e quatro horas, à vossa espera. Quanto antes, venham lá a mim as vossas lembranças.
Quanto ao ensejo de sair tão depressa do nosso meio, de facto, houve mesmo um forte motivo que me obrigou a pegar na trouxa e zarpar. Querem saber? Querem mesmo? Está bem, eu conto. Então, é assim:
Dois dias antes de comemorar os anos, no fim-de-semana, estava eu “descansadinho da silva” a inteirar-me da política local em tempos da silly season quando o telemóvel toca:
- Alô? Quintans' Luis? Como estás, amigo? Daqui fala Jerry Nadler, da maioria democrata da Câmara dos representantes, dos Estados Unidos da América. Dos Staites, estás a ver? Fazemos oposição ao nosso presidente Trump… Estás a acompanhar, não é verdade? Então, continuando, há vários meses que, tentando aprender alguma coisinha contigo, seguimos atentamente o teu “serviço” político à cidade, contestando a prepotência do “Mayor”, “Machado' Manuel” - tudo em inglês, está de ver. Para não empatar o leitor, fiz logo a tradução automática.
- Muito obrigado, senador - respondi no meu inglês macarrónico.
- Não me interrompas, Quintans, que ainda não acabei…
- Faça o favor de continuar, senador… - retorqui.
- Então, é assim: por proposta unânime, decidimos atribuir-te um curso intensivo de uma semana no Instituto Dale Carnegie, aqui em Nova Iorque. Com despesas totalmente a nosso cargo, incluindo viagens de ida e volta, a começar já na Segunda-feira.
- Mas, senador… - balbuciei.
- Não há mas nem meio mas! Não podes faltar! O lema do curso é “como conseguir aguentar um líder prepotente e influenciar os seus acompanhantes com propostas sérias”.

Sem comentários: