terça-feira, 7 de maio de 2019

BAIXA: FALECEU UM DOS NOSSOS

A imagem pode conter: 1 pessoa





Faleceu Guilherme Pinto, com 84 anos de idade, um nosso estimado colega e reconhecido comerciante da Baixa de Coimbra.
Segundo o anúncio necrológico, “o corpo do saudoso extinto encontra-se em câmara ardente na Igreja Matriz de Friúmes, onde hoje, 7 de Maio, pelas 17h30 será celebrada Missa de Corpo Presente e de seguida o cortejo fúnebre para o Cemitério de Friúmes”.
Fazendo parte de uma linhagem em desaparecimento, em que o homem de negócios era visto pela comunidade como uma trave mestra nos bons costumes, o Senhor Pinto, como era carinhosamente tratado, deixa uma brecha sem preenchimento na nossa comunidade. Homem calmo, íntegro onde a palavra dada valia mais que qualquer escritura, durante cerca de quarenta e cinco anos foi uma árvore importantíssima no nosso jardim comercial. Senhor de uma intuição invulgar para as reviravoltas da oferta e da procura, durante várias décadas fez toda a sua vida empresarial na Baixa.
Lembro-me bem do Senhor Pinto, por volta de 1974, quando tomou por trespasse uma tasca na Rua da Louça – apelidada de tasca do Pinto. Oito anos depois, em 1982, formou a firma Pinto & Filhos, L.da. Apercebendo-se que a actividade negocial estava a virar para o comércio, enveredou por ferragens, máquinas e afins. Mais tarde, com a ajuda de filhos, genro e nora, chamou a si a histórica casa de ferragens Ganilho, com frentes para a rua da Louça e Praça 8 de Maio, e transformou-a em loja de decoração. Em 2009, pressentindo que o comércio estava novamente a virar para o ramo alimentar, abriu a “Coisas e Sabores”, um estabelecimento pioneiro em artigos grumet na cidade.
Para a sua família nesta hora de profundo sofrimento, em nome de todos os comerciantes da Baixa, se posso escrever assim, as nossas sentidas condolências. Até sempre, Senhor Pinto.

Sem comentários: