quinta-feira, 11 de maio de 2017

VIDAS SUSPENSAS PELA INDIFERENÇA: UM APELO LANCINANTE DE QUEM DEPENDE DO COMÉRCIO E SE SENTE ABANDONADO





(Retirado da Página da Câmara Municipal de Coimbra (Página não Oficial), no Facebook)


Nós comerciantes da Rua Simões de Castro temos as nossas vidas suspensas!

Não sou empreiteiro de obras nem para lá caminho, mas será que os trabalhadores que estão colocados na obra de requalificação da dita rua são suficientes? Não me parece. Todos os dias se vêem só 4/5 e, mesmo assim desse grupo, dois são encarregados (ou seja, trabalhar no duro...).
Fecharam ao trânsito metade da rua, fizeram uma circular onde diziam que iria manter-se assim por 4 semanas... Posso estar enganada mas, se não passou já, está a chegar às 8 semanas.
As nossas vidas estão suspensas!

O Executivo Camarário não se preocupa com isso!

É a loja A que vai fechar. É a pastelaria B que soma prejuízos todos os dias e com uma licença de esplanada paga à Câmara Municipal na qual os clientes não podem usufruir porque o pó é insuportável. É o dinheiro para pagar a 3/4 funcionários que não chega...

Na próxima semana dizem que vão avançar para a outra metade da rua onde o comércio é realizado na base de artigos de decoração (o meu é de iluminação e decoração). Como vamos conviver com o pó no dia-a-dia? Como vamos conseguir que não fiquem artigos danificados? Como sabemos, o pó entranha-se em todo o lado...

Acredito que com a requalificação a nossa rua vai ficar melhor. Com a rotunda não concordo de todo!

A mim, o que me enerva é a falta de mão-de-obra e a inércia que se vê. Uma obra destas, como está ser feita? Não é devagar, é devagarinho! Como é possível?
Nesta altura do ano, às 6h00 da manhã já se vê bem; às 20h30 ainda se vê bem!
Por que não criaram turnos de duas equipas? À sexta-feira só trabalham até ao início da tarde (15h30/16h00). Ao fim-de-semana, em que o transito é menos, as lojas estão fechadas … na obra não se trabalha!

E assim vamos continuando... com as nossas VIDAS SUSPENSAS. Mas o IRC e os custos fixos como as rendas, água, electricidade, comunicações, ordenados, estes, não estão suspensos...”
Zita Alex

3 comentários:

Anónimo disse...

Não sou comerciante, contudo compreendo muito bem o seu/vosso descontentamento! Só neste pais! Paguemos mais impostos!!!!

Anónimo disse...

Assim como critico os comerciantes, quando acho que se justifica, também os apoio nestas circunstâncias absurdas. Onde está a fiscalização dos trabalhos pela câmara municipal? não é uma obra particular, mas uma obra que todos pagamos. Eu não encontrei foi a tal página não oficial da cm de Coimbra e queria ir lá dizer umas coisas. Não podia pôr um link, sr. Luis Fernandes?

LUIS FERNANDES disse...

Começo por lhe agradecer o apoio manifestado aos comerciantes da Rua Simões de Castro. Tenho a certeza que, pelo momento que estão a viver, precisarão de todo o ombro amigo, incluindo do Papa Francisco e, quiçá, até um milagrezinho dos três Pastorinhos também vinha a calhar.
Quanto ao link da Página da Câmara Municipal de Coimbra (Não Oficial), no Facebook, aqui fica indicado: https://www.facebook.com/groups/223163873466/
Há um senão: o caro amigo para poder comentar, primeiro, terá de pedir para ser admitido, identificando-se e, aqui é que a porca torce o rabo, com foto de rosto descoberto. É uma norma da administração -lembro que este site é de iniciativa privada cujo único propósito é servir de ponte entre entre o cidadão e a autarquia. Logo a abrir diz o seguinte:
“Caríssimos membros:
É nossa política de administração que a admissão de simpatizantes obedeça a um mínimo de requisitos, nomeadamente, os mais importantes, o respeito pela opinião e a identificação com nome e foto real. Comentar, tomar partido, discutir implica vinculação ao princípio da seriedade. O seu a seu dono. Como quem diz, a responsabilidade cidadã a quem estiver à altura e a merecer. Muito obrigado.”