sábado, 6 de maio de 2017

PROVAVELMENTE, POUCOS CONSEGUIRAM DORMIR ESTA NOITE NA BAIXA





Se não tivesse acontecido às 23h47 de ontem, até facilmente poderia ser acarretada a culpa do intenso barulho desta noite para o sismo de magnitude 3.5 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 20 km a Sudoeste da Figueira da Foz.
Esta noite a Baixa esteve envolta em completo estardalhaço provocado por estudantes. Foram gritos estridentes ao longo da madrugada, foram pancadas fortes em objectos públicos e, para completar o cenário de vandalismo arruaceiro, às 5h45 uma besta mandou um enorme coice nas chapas de protecção da ourivesaria Mondego, na Rua Eduardo Coelho, e accionou o alarme.
Para quem cá habita, pois ano-após-ano a recorrência repete-se, já nem vale a pena gritar “Ó DA GUARDA”, porque, por um lado, alegadamente estamos numa cidade de paz e nada acontece que quebre a pacatez rotineira, por outro, os agentes mal chegam para supervisionarem os recintos da festa. É ver a coisa a descambar e comer e calar.
Pensar que este continuado rebuliço pode afectar o turismo nem vale a pena. É óbvio que os passantes em trânsito pela cidade adoram não poderem dormir e terão a maior complacência por uma semana de autêntico desvario. É a Queima das Fitas em todo o seu fulgor! Isto basta!
Muito mal vai um sistema, desequilibrado, quando se deixa tomar por um dos lados prevaricador. Adivinha-se o resultado disto tudo quando os lesados não conseguem mostrar que estão a ser pisados por uma horda de vândalos que não respeita ninguém e muito menos quem autoriza e os licencia para as suas investidas animalescas. Como é natural, mandar esta gente toda, mandantes e mandados, para um lado que todos sabemos mas não dizemos é pouco. Mas é o tempo que vivemos! Onde a anomia, a desordem, o caos, tomou conta de uma ordem que ninguém vê mas que a aceita passivamente.
Vale a pena pensar nisto? Acho que não. Não há tempo para perder com detalhes. O problema será o resultado final para o futuro. Como quem interroga: o que se espera deste desvario de carneirada?

Sem comentários: