segunda-feira, 20 de junho de 2016

UMA RESPOSTA NÃO PUBLICADA

(Imagem da Web)


No último 6 de Junho escrevi uma crónica irónica, com o título “Baixa: o brutaldesaparecimento do gatinho perdido”, em que referia o nome de José Manuel Pureza, deputado eleito por Coimbra pelo Bloco de Esquerda. Naturalmente, como sempre faço quando menciono pessoas, enviei-lhe a narrativa para seu conhecimento. Três dias depois, a 9, recebi a sua resposta. Por lapso, que me penitencio, a sua informação ficou retida na prateleira cibernética e só hoje lhe voltei a pôr os olhos. Ao visado, José Pureza, as minhas desculpas.
 Como é de direito aqui fica o seu texto:

Caro Amigo:
Venho dar-lhe notícias sobre o assunto que me comprometi consigo a abordar no meu Grupo Parlamentar: garantia de apoios públicos à sobrevivência de empresários individuais atirados para situações de falta absoluta de sustentação económica. 
Em primeiro lugar, informaram-me que existe um diploma que prevê a atribuição de prestação por cessação da atividade profissional aos membros dos órgãos estatutários que exerçam funções de administração e gerência e aos trabalhadores independentes com atividade empresarial, comercial e industrial:  


Em segundo lugar, num dos grupos de trabalho entre o Bloco e o PS no quadro do relacionamento criado pelos acordos de apoio governamental, está a ser discutida a alteração ao sistema contributivo dos trabalhadores independentes, sendo que esse grupo visa também alargar-lhes a proteção social, designadamente no desemprego. De qualquer modo, ainda não está decidido qual o enquadramento a fazer aos membros órgãos estatutários.

Por fim, dou-lhe conta de que estamos a trabalhar com o Governo numa alteração de fundo ao Código Contributivo e pugnaremos pelo alargamento da proteção social dos trabalhadores independentes ao nível da parentalidade, doença e desemprego.
São as notícias que lhe posso dar de momento. Para que não fique com a ideia - que sei que não perfilha - de que decidi trocar a proteção das pessoas carenciadas pela proteção de uma gata perdida na baixa. Não troco nada por nada, procuro não desistir de nada.
Dos desenvolvimentos que houver dar-lhe-ei toda a informação.

Um abraço.

JMPureza

Sem comentários: